Férias Em Toa-Toa

História do Zé Carioca, de 1983.

Conhecendo o modo de trabalho de papai, acho que posso afirmar com bastante certeza que ela foi escrita em referência aos 100 anos da explosão do vulcão Krakatoa, em 1883 na Indonésia, o maior e mais destrutivo de que se tem notícia na História registrada da humanidade.

Clandestinos em um navio só pela aventura de viajar por aí, Zé e Nestor acabam descobertos e lançados ao mar. Nadando, chegam a uma ilha, que eles pensam ficar nos “mares do sul”. O local tem todas as características de algo parecido com o Havaí, com cabanas de palha e “completa” com um alto vulcão no meio.

A rigor, os vulcões havaianos, a exemplo do Kilauea, são bem mais baixos e com erupção de lava menos viscosa que os europeus, que têm a forma “clássica” de montanha, mas se papai houvesse pedido ao desenhista para fazer um vulcão verdadeiramente havaiano, corria o risco de “desorientar” o leitor, que poderia não entender. Os quadrinhos se alimentam, frequentemente, de clichês, com uma “linguagem visual” onde os desenhos têm o mesmo peso das palavras. Mudar o desenho é quase o mesmo que mudar o “idioma”, por assim dizer.

Enfim. Apesar dos temores do Zé, que realmente não prima pela coragem,  a recepção dos nativos é amigável. Muito amigável, na verdade. Na ilha ninguém trabalha, é feriado todo dia, e os tremores de terra frequentes causados pelo vulcão têm suas vantagens, como derrubar cocos maduros dos coqueiros. Até Hino Nacional a ilha de Toa Toa tem, uma paródia de A Banda, de Chico Buarque.

ZC Toatoa

Parece o paraíso, e o vulcão realmente não é o maior dos problemas do local. Mas algumas coisas são curiosas, para o leitor atento: como é que todo mundo na ilha fala Português, se estamos nos “mares do sul”? E como o Nestor bem observa, se ninguém ali trabalha, quem fez tudo o que há lá?

ZC toatoa1

Essa é a grande sacada, e também a explicação do mistério e solução da trama toda.

********************

E não se esqueçam que minha biografia de papai está, pacientemente, à espera de vocês nas melhores livrarias:

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-15071096

Amazon:http://www.amazon.com.br/Ivan-Saidenberg-Homem-que-Rabiscava/dp/8566293193/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1427639177&sr=1-1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s