Use A Imaginação

História do Professor Pardal, publicada pela primeira vez em 1984.

A inspiração veio de uma história de Carl Barks, de 1957, que na Lusofonia ganhou o título de “Ora, Ouvir Estrelas…”. A invenção da “máquina de imaginar”, portanto, é do Barks, e esta é uma espécie de continuação da coisa toda. Tanto, que papai começa justamente com os versos de Olavo Bilac que dão o nome em português à primeira história, para deixar bem claro. Esta é uma variação sobre o tema, mas sem a presença do Pato Donald, desta vez. Está claro que papai leu a história do Barks, já que ela foi republicada no Brasil em Junho de 1983, mesma época em que papai escreveu esta sua versão.

Mas é claro que a trama de papai não é meramente uma cópia, ou somente uma continuação, ou coisa assim. Ela é um pouco mais do que isso. Para adicionar graça à coisa toda, há uma segunda trama acontecendo enquanto os Sobrinhos se vêem às voltas com a máquina e seus efeitos, que remete à vida de nossa família.

Nós costumávamos ir visitar frequentemente um tio nosso, irmão de minha mãe, que tem uma casa com uma área grande em volta, gramada e arborizada, nos arredores de Campinas. Era lá que, nos meses de verão, juntamente com outras crianças da família, eu caçava vaga-lumes à noite com uma rede de filó e os colocava em um vidro para fazer uma espécie de lanterna piscante. (Obviamente, os insetos nunca passavam tempo demais presos, e geralmente eram soltos na manhã seguinte).

Aqui temos o Lampadinha, numa bela noite estrelada de verão, caçando vaga-lumes para colocar num pote de vidro com tampa. A perseguição do vaga-lume ao Lampadinha, aliás, continua durante a aventura dos meninos. Robozinhos têm imaginação?

Pardal imaginacao

O resto da história dá conta dos efeitos da máquina, e das viagens dos meninos por planetas cheios de monstros vindos de um filme que o Huguinho assistiu. Interessante é que, entre os grunhidos dos monstros, há alguns que até podem ser compreendidos, como “xaropthuss”, que lembra algo como um possível nome para uma marca de xarope contra tosse.

Pardal imaginacao1

****************

Mais histórias de nossa família podem ser lidas em minha biografia de papai, que está à espera de vocês nas melhores livrarias:

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-15071096

Amazon:http://www.amazon.com.br/Ivan-Saidenberg-Homem-que-Rabiscava/dp/8566293193/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1427639177&sr=1-1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s