Metralhas Medievais

História dos Irmão Metralha, escrita em 1978 e publicada em 1981.

Trata-se de mais uma das aventuras dos “antepassados históricos”. É ambientada na “Era Medieval” que, como o diz próprio quadrinho inicial, durou dez séculos, mas em local e época exata não informados.

O linguajar dos personagens é arcaico, com a bruxa (sim, tem bruxa na história, uma bruxa corcunda e muito míope que não se parece em nada com nenhuma outra bruxa Disney que eu conheço) tratando os Irmãos Metralhus por “vós” (vós sois, viestes, etc.), assim como os guardas que os prenderam. Todos, menos os Metralhas, que falam algo mais próximo do linguajar moderno.

Metralhus

E por falar em bruxa, a história toda é uma colcha de retalhos de fábulas antigas, como a da Rapunzel, e histórias de Ogros que moram em castelos assombrados e feitiços rimados (ou não). Há também referências ao que se ouvia na TV nos anos 1970, como a fala do personagem Macaco Sócrates em um programa humorístico da época.

Metralhus1

Outra curiosidade, além das placas ridículas no caminho, e a Rapunzel que joga uma corda ao invés de tranças, são os números nos uniformes dos Metralhas, todos em Algarismos Romanos. Assim, DCXVII é 617, DCCLXI é 761, e DCLXXI é 671. O 1313, como não poderia deixar de ser, é XIII, também chamado “O Infortunado”.

Esses numerais todos são uma espécie de “convite” ao leitor para pesquisar e converter em números modernos, em mais um esforço de papai para ensinar alguma coisa por meio de suas histórias, além de fazer o leitor rolar de rir, é claro.

****************

Já o projeto editorial da Marsupial Editora do qual minha biografia de papai, que está à espera de vocês nas melhores livrarias, faz parte, foi pré-indicado hoje ao Troféu HQ Mix. De agora até o dia da premiação muita coisa pode mudar, mas espero que continue assim, e quem sabe até ganhe alguma coisa. (Sonhar é preciso, não é mesmo?)

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-15071096

Amazon:http://www.amazon.com.br/Ivan-Saidenberg-Homem-que-Rabiscava/dp/8566293193/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1427639177&sr=1-1

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s