Peninha, O Alquimista

História do Peninha, de 1977.

Mais uma vez estamos às voltas com a Alquimia e a busca pela Pedra Filosofal, que pode transformar qualquer metal em ouro. Para a maioria das pessoas, coisas como ocultismo e magia podem parecer “coisa de maluco” (e às vezes são mesmo), e papai explora a situação para um efeito cômico.

Pode-se dizer que esta história é inspirada em velhas tramas de terror e aventura como “Jacob Wizard, O Feiticeiro”, por exemplo. Mas sendo o Peninha o protagonista, logo se vê que a coisa vai acabar em confusão e risada. Não importa se o livro, comprado em um sebo, é realmente autêntico, ou se o Tio Patinhas resolve incentivar o sobrinho só porque ouviu falar em “ouro”, sua palavra predileta (depois de dinheiro, é claro).

Peninha alquimista

E o fato que o Peninha foi despejado por causa das experiências e resolve então usar a casa do Donald só piora as coisas. Na verdade, o verdadeiro protagonista desta história é o Ronrom, que resolve colocar o Peninha dali para fora ele mesmo antes que cause algum dano maior.

Peninha alquimista1

A cena final, com o último pensamento/comentário do Ronrom, é uma referência à canção “Os Alquimistas Estão Chegando”, do disco “A Tábua de Esmeralda”, de 1974.

Peninha alquimista2

****************

Já a minha biografia de papai pode não ser a Pedra Filosofal, mas vale ouro e está à espera de vocês nas melhores livrarias:

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-15071096

Amazon:http://www.amazon.com.br/Ivan-Saidenberg-Homem-que-Rabiscava/dp/8566293193/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1427639177&sr=1-1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s