Amor, A Contas Me Obriga…

História do Zé Carioca, escrita em 1977 e publicada em 1980.

Por amor à Rosinha o Zé faz qualquer coisa, até trabalhar. Especialmente quando ela ameaça não falar mais com ele enquanto ele não arrumar uma ocupação.

ZC contas

A graça toda da história está na ironia, no inusitado e no insólito da situação: o único emprego que o Zé consegue arrumar na Vila Xurupita é de… cobrador! Justo ele, que sempre teve problemas com contas atrasadas, e que tem até mesmo uma associação de cobradores especializada em cobrar somente a ele.

E pior, ele é bom nisso. Sem dó nem piedade, vai cobrando até os amigos, um a um. Nem o medo de perder as amizades o faz parar, e isso mostra a importância que a periquita tem na vida do papagaio. Se alguém ainda duvidasse do amor do Zé, agora não duvidaria mais.

ZC contas1

A história também mostra bem a evolução da Vila Xurupita, de favela encarapitada no alto do morro mais alto do Rio de Janeiro a bairro de casas de alvenaria, completo até com a sede de uma Associação Comercial. Se fosse em São Paulo, o lugar já seria praticamente uma subprefeitura.

****************

Minha biografia de papai está à espera de vocês nas melhores livrarias, não percam. E não percam também a tarde de autógrafos na Livraria Monkix em São paulo no próximo sábado, dia 27 de junho:

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-15071096

Amazon:http://www.amazon.com.br/Ivan-Saidenberg-Homem-que-Rabiscava/dp/8566293193/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1427639177&sr=1-1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s