O Mistério Misterioso

História do Zé Carioca, de 1983.

O mistério aqui se baseia na crença que algumas pessoas têm de que a Pedra da Gávea seria uma espécie de esfinge construída em épocas pré-colombianas por viajantes fenícios. Por causa disso, ela já foi usada como material para vários filmes brasileiros e outros trabalhos de ficção.

A diferença é que neste caso o Zé e o Nestor não encontram nada de sobrenatural na pedra. Nada de cavernas ocultas ou túmulos de reis fenícios. A única parte da lenda que ronda a formação rochosa usada por papai é a misteriosa inscrição que alguns julgam existir em sua lateral.

No caso em pauta, o Zé Carioca é contratado como detetive por um tipo muito suspeito que se apresenta como “Professor P. Zadelo” (uma brincadeira com a palavra pesadelo, sinônimo de sonho desagradável), arqueólogo, com a promessa de um pagamento irrecusável. É como diz o ditado: “quando a esmola é muita, o santo desconfia”.

ZC misterio

Algumas das cenas da história, com vistas muito próximas da Pedra da Gávea rascunhadas por papai para o desenhista Roberto Fukue desenhar são belíssimas, e representam uma verdadeira celebração das maravilhas naturais de nosso país e da cultura brasileira.

ZC misterio1

O código usado pelo policial no rádio comunicador, com menções a “Raposa Vermelha” e “Urso Branco”, me parece algo inspirado em velhas histórias da Segunda Guerra Mundial, mas não encontrei nenhuma referência clara.

ZC misterio2

Já o desfecho é, como sempre, digno da linha de mistérios policiais de papai, com o costumeiro convite tácito ao leitor para que investigue, até mesmo porque a investigação do Zé será um fiasco, e uma boa surpresa no momento da revelação da verdadeira identidade do tal arqueólogo.

****************

Enquanto isso, mais mistérios misteriosos são revelados em minha biografia de papai, que está à espera de vocês nas melhores livrarias, não percam:

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-15071096

Amazon:http://www.amazon.com.br/Ivan-Saidenberg-Homem-que-Rabiscava/dp/8566293193/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1427639177&sr=1-1

Monkix: http://www.monkix.com.br/serie-recordatorio/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-serie-recordatorio.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s