A Grande Otoridade

História da Turma do Gordo, de Ely Barbosa, publicada na revista O Gordo em Quadrinhos número 18, de 1987.

Hoje temos o Gordo e sua turma enfrentando o “chato oficial” da rua, um tal de Inspetor Patuskas. Falando difícil e citando regras e estatutos que só ele conhece, ele proíbe os meninos de fazer, em via pública, tudo aquilo que os garotos de outrora gostavam: usar estilingue, descer ladeiras com carrinhos de rolimã, brigar, e o pior, até mesmo jogar futebol.

O linguajar do inspetor da rua é um convite ao dicionário. Papai sinceramente esperava que seus leitores fossem pesquisar qualquer coisa que não entendessem direito, e gostava de acreditar que estava ajudando a aumentar o vocabulário da criançada.

Gordo otoridade

“Otoridade” é uma expressão pejorativa que descreve uma pessoa que age ilicitamente como “autoridade”, ou até mesmo uma autoridade lícita que abusa de seu poder. De qualquer forma, a interferência do chato nas brincadeiras da turma atinge uma proporção tamanha que todos se unem, até mesmo os meninos que não vão lá muito com a cara do Gordo, para dar um basta na situação.

Gordo otoridade1

Seria muito fácil (e nada apropriado para uma história em quadrinhos) juntar meia dúzia de moleques e dar uma surra no intrometido, e talvez até fosse isso que aconteceria na vida real, mas a solução de papai é digna de uma história do Zé Carioca. Já que o Patuskas quer ser “autoridade”, que apite uma partida de futebol dos meninos do bairro. Só que ele descobrirá um pouco tarde demais que a partida é contra um time de brutamontes de outro bairro.

É uma fina ironia: o inspetor da rua não se furtará à prestigiosa tarefa (que afinal parece ser um afago em seu Ego), e os brutamontes do time adversário se encarregarão de dar a lição (e a surra) no Inspetor Patuskas, quando ele insistir em tentar por ordem na bagunça.

****************

Mais menções às brincadeiras de infância das crianças do passado podem ser lidas na minha biografia de papai, que está à espera de vocês nas melhores livrarias, não percam:

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-15071096

Amazon:http://www.amazon.com.br/Ivan-Saidenberg-Homem-que-Rabiscava/dp/8566293193/ref=sr_1_1?s=books&ie=UTF8&qid=1427639177&sr=1-1

Monkix: http://www.monkix.com.br/serie-recordatorio/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-serie-recordatorio.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s