Herdeiros Trapaceiros

História do Zé Carioca, de 1972.

Retirados, obviamente, os aspectos mais macabros da história, esta é mais uma adaptação de romances de mistério como “O Caso dos 10 Negrinhos”, de Agatha Christie. Pode-se dizer também que esta é uma adaptação para os quadrinhos Disney de “O Carrasco”, história de terror de 1961 já comentada neste blog.

Além disso, este é um tema ao qual papai voltaria em 1984 com a história “O Caso das Quatro Manchas”, também já comentada por aqui, e em 1975 com “O Sumiço Dos Herdeiros”, que é uma espécie de continuação da história de hoje, e que comentarei em outra oportunidade.

O cenário não poderia ser mais clássico, com ilha deserta, mansão com aparência de assombrada, local distante e de difícil acesso, atmosfera lúgubre e um apanhado de herdeiros que mal se conhecem. Entre eles, temos várias primeiras aparições: o próprio Coronel Zé do Engenho, e os primos Zé Jandaia e Zé Pampeiro, além do advogado e do mordomo, e do cão chamado Fera, o guardião do casarão.

ZC Herdeiros

Dos personagens que não foram criados por papai, o Nestor faz uma pontinha no final, e esta é a segunda aparição do Zé Paulista, que foi “adotado” diretamente de “O Leão Que Espirrava” de Renato Canini, publicada no ano anterior.

Todos os clichês desse tipo de história se aplicam, incluindo os quadros nas paredes cujos olhos parecem se mover, ou seguir as pessoas pela sala, muito usados em antigos filmes de terror.

ZC Herdeiros1

****************

Mais menções às histórias da literatura nas quais ele se inspirava podem ser lidas na minha biografia de papai, que está à espera de vocês nas melhores livrarias, não percam:

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-15071096

Monkix: http://www.monkix.com.br/serie-recordatorio/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-serie-recordatorio.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s