Quem Samba Fica!

História do Zé Carioca, de 1972.

É uma das primeiras, e também mais clássicas histórias do papagaio verde escritas por papai. “Quem Samba Fica (Quem não samba vai embora)” é o nome de uma antiga canção dos compositores José Bispo e Tião Motorista, cantada por Jamelão, Beth Carvalho, e outros grandes artistas da música brasileira.

Assim, é nesse tema sobre quem fica e quem é mandado embora de um exclusivo clube de gafieira, onde só entram sócios, que a história toda se baseia. Esta é, também, a primeira história na qual o Zé é vítima de um caso de identidades trocadas. Ao que parece, ele é a cara de um dos músicos que se apresentarão esta noite. A verdade é que, na natureza, todos os papagaios da mesma espécie são bastante parecidos. É preciso conhecer muito bem esses bichos para conseguir distinguir até mesmo entre machos e fêmeas.

ZC fica

A primeira (e principal) grande piada da história é a aparência do “leão de chácara”, como são chamados os porteiros desse tipo de clube, que são as pessoas que decidem a respeito de quem pode ou não entrar, e de um modo geral cuidam da segurança do local. Esse é, realmente, um leão. É esse leão, também, quem na verdade apronta a confusão toda, e depois ainda força o Zé a lavar os pratos por ter “entrado de penetra”.

ZC fica1

Esta não é, decididamente, uma história na qual o Zé se dá bem no final, e o problema com a identidade trocada o perseguirá até o último quadrinho.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a ler minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias, não perca:

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-15071096

Monkix: http://www.monkix.com.br/serie-recordatorio/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-serie-recordatorio.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s