Forte Apache

História do Pena Kid, de 1975.

A história, hilária e recheada de piadas do começo ao fim, é uma coleção de respostas irreverentes para aquelas perguntas que as crianças fazem a seus pais como, por exemplo, por quê os fortes do Exército dos EUA no tempo da Conquista do Oeste ficaram conhecidos como “Forte Apache“, se não havia índios da etnia Apache dentro deles? Ou será que havia?

Outra dessas perguntas diz respeito a expressões populares, como “na calada da noite”. Quem já passou uma noite de verão em uma área rural, ou de modo geral mais afastada de uma cidade, sabe do que eu estou falando. São grilos, aves noturnas, gatos, cachorros… Nos desertos são os lobos, coiotes, cascavéis, corujas… de “calada” a noite não tem nada!

PK apache

A segunda sacada diz respeito ao processo de criação das histórias em quadrinhos, já que geralmente é fácil colocar o herói em apuros. O difícil é achar uma saída convincente da situação complicada. É aí que entra, muitas vezes, a parceria entre argumentista e desenhista (desde que os dois estejam, é claro, na mesma sintonia):

PK apache2

Alguns clichês dos filmes de Faroeste também são usados para adicionar à graça da coisa toda, incluindo uma participação especial de Jerônimo, o mais famoso dos guerreiros Apaches.

PK apache1

No final uma solução é realmente encontrada, afinal, já estava na cabeça de papai (ao contrário do que ele faz parecer na história) desde antes de ele começar a rascunhar, e ela é tão engenhosa quanto simples e inteligente. Mas se eu contar, perde a graça.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a ler minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias. Estará no litoral de São Paulo neste domingo, dia 23? Quer um autógrafo? Esta é a sua chance! Estarei autografando no estande da Comix na UNAERP em Guarujá a partir das 13:00, não perca:

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-15071096

Monkix: http://www.monkix.com.br/serie-recordatorio/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-serie-recordatorio.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s