Inimigo é Para Essas Coisas

História do personagem Gordo, de Ely Barbosa, escrita em maio de 1987 e publicada pela Editora Abril na revista “O Gordo” número 8, de 16/11/1987.

É uma típica aventura de meninos, mais uma vez inspirada nos jogos e brincadeiras de outros tempos, quando as cidades ainda não eram tão grandes nem tão cheias de concreto, e as crianças ainda podiam ter um contato mais próximo com a natureza.

Gordo inimigo

Neste caso, a natureza em questão é um rio, e os meninos das duas turminhas rivais, a Turma do Gordo e a Turma do Jarbas, estão brincando de navegar. Os problemas começam quando o caiaque do Gordo se choca com a jangada pirata do Jarbas. Acabada a brincadeira, os meninos tentam se afastar de seus “inimigos”, sem sucesso. Demora um pouco para que eles (e o leitor também) se deem conta de onde estão.

Gordo inimigo1

É aí que entra o elemento moralizante e educativo da história, que era uma proposta consciente do Ely Barbosa. As história deveriam não apenas divertir, mas ensinar alguma coisa às crianças, como cooperação e amizade, respeito pelas diferenças (anti-bullying), a às vezes até um pouco de ciências, matemática e coisas assim.

A lição, aqui, é um incentivo para que se deixe de lado as rivalidades infantis na hora em que algo realmente sério acontece. É só quando os meninos resolvem parar de birra cooperar que eles finalmente conseguem se salvar da encrenca em que se meteram.

O quadrinho “recheado” de onomatopeias, uma das marcas registradas de papai para as cenas de briga, também está presente aqui com algumas bastante criativas.

Gordo inimigo2

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a ler minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias. Estará no litoral de São Paulo neste domingo, dia 23? (É depois de amanhã!) Quer um autógrafo? Esta é a sua chance! Estarei autografando no estande da Comix na UNAERP em Guarujá a partir das 13:00, não perca:

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-15071096

Monkix: http://www.monkix.com.br/serie-recordatorio/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-serie-recordatorio.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s