Pena Kid E Xaxam

Segunda história de criação do Pena Kid, escrita em 1972 e publicada em 1974.

Se, em “Quadrinhos e Adivinhos”, primeira história do personagem, o Pena Kid ainda aparecia apenas como uma ideia na cabeça do Pato Donald, aqui ele começa a se tornar realmente um personagem no que viria a ser a série de quadrinhos na redação de A Patada. Em 1991, papai deixou esta anotação no topo da primeira página:

PK Xaxam

Se na história anterior de papai nesta revista, comentada ontem, o Peninha foi visitar o Professor Pardal em busca de uma ocupação que não exija prática nem habilidade, nesta ele finalmente encontra seu verdadeiro propósito na vida, maior ainda do que ser o Morcego Vermelho: ele é… um quadrinista!

Ironia das ironias, o Pato Donald (que é muito criativo mas não sabe desenhar) é o verdadeiro criador e primeiro argumentista do personagem, enquanto o Peninha é o “todo poderoso” (e talentoso) desenhista e argumentista que com o tempo acaba “assumindo” a criação e a produção das histórias, deixando o primo em segundo plano. Para quem achava que não tinha habilidade nenhuma, o Peninha até que está bem.

PK Xaxam1

O detalhe do espelho já é uma referência ao trabalho numa redação de quadrinhos de verdade, e alguns desenhistas Disney famosos diziam que estudavam as expressões faciais de seus personagens exatamente assim, fazendo caretas na frente do espelho.

A história, além de um raro (até então) vislumbre de como uma redação de quadrinhos funcionava, é também um elogio ao talento e à genialidade do artista solitário, já que, na “guerra de quadrinhos” que se inicia entre A Patada e A Patranha, Donald e Peninha, sozinhos e mal pagos, conseguem ser melhores e mais criativos do que duas ou três equipes de quadrinistas contratados especialmente pelo Patacôncio.

O detalhe é que essas equipes são compostas por caricaturas de todos os membros da redação das revistas infantis da Editora Abril, papai incluso. O pensamento do Patacôncio, no quadrinho, é típico de quem não dá o devido valor aos artistas e o pior é que, infelizmente, esse tipo de comportamento não é monopólio de quem não entende nada dessa arte.

PK Xaxam3

O Inducks identifica alguns dos retratados: Jorge Kato, Waldyr Igayara, Carlos Herrero, Izomar Guilherme, Ivan Saidenberg, Basilio da Gama, Eduardo Octaviano, e Cristina ‘Kitti’. (Só assim mesmo para papai, que trabalhava em Campinas enquanto os outros ficavam na redação em São Paulo, ser retratado junto com os colegas. Pelo que entendo, várias fotos em grupo foram tiradas na redação em épocas diferentes, mas aparentemente ninguém lembrava de levar uma máquina fotográfica para o trabalho quando meu pai estava presente. Nem ele mesmo, o que é pior).

PK Xaxam4

Mas há também um elemento de franca rivalidade entre os primos, com direito a ataques de ciumeira de lado a lado. O Donald não esconde os ciúmes, e demonstra até uma pontinha de inveja, pelo tratamento dado ao “seu” personagem pelo primo. O Peninha, então, aproveita para “se vingar” usando o próprio desenho como “arma”. E no final o personagem teoricamente criado pelo Peninha, de nome “Xaxam”, acabou não vingando como personagem independente de papai por causa do aparecimento do italiano Superpato pouco tempo depois.

PK Xaxam2

Além de Pena Kid e Xaxam, papai também apresenta outros personagens nesta história, no âmbito da “guerra de quadrinhos”. Alguns são paródias de nomes de personagens conhecidos dos quadrinhos clássicos, e outros também poderiam facilmente ter sido desenvolvidos em histórias independentes: Kid Zaforo (jogo de palavras e cópia do Pena Kid), Superpicolé (cópia do Xaxam), Príncipe Super Marinho (Namor), Rei Submarino (a cópia da cópia), Capitão Marinho, Coronel Goiaba, Brasa Humana, Foguete Humano, Kid Maçaneta, Durango Rila, Billy Musine, Bronco Roca, Bat Deira, e por aí vai.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a ler minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias.

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-15071096

Monkix: http://www.monkix.com.br/serie-recordatorio/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-serie-recordatorio.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s