A Grande Gincana

História do personagem Gordo, de Ely Barbosa, escrita em maio de 1987 e publicada pela Editora Abril na revista “O Gordo” número 8, de 16/11/1987.

Como em várias outras histórias que papai escreveu para os personagens crianças (e até os não tão crianças assim) da Disney, aqui ele volta mais uma vez ao tema “gincana”, com mais uma variação. A gincana se justifica, no projeto do Ely Barbosa, por ser um resgate das antigas brincadeiras de criança.

Mas como sempre, ele não se limita a copiar uma ideia de um universo de personagens para outro, mas elabora sobre ela, fazendo uma história diferente a cada vez. Tivesse ele escrito 100 histórias sobre o tema, elas seriam 100 histórias bem diferentes umas das outras.

Hoje temos o Gordo interessado em vencer a gincana para impressionar a Lena, a menina de quem ele gosta. Mas é claro que no início ele tem tudo contra ele, a começar pela gordura corporal, e passando pela pouca habilidade e desconhecimento das provas em si.

Gordo gincana

A pouca intimidade com as provas de uma gincana, e as trapalhadas que ele faz para aprender já fazem parte da graça da história, dando ensejo a todos os tipos de quedas e acidentes para a diversão do leitor. Outra dificuldade é o pouco caso que amigos e rivais fazem dele, o que realmente não ajuda na motivação do personagem, mas faz o leitor rir um bocado. Os xingamentos são tantos e tão variados, que o personagem até cogita ir pesquisar um deles no dicionário, numa sutil dica de papai para seus leitores.

Gordo gincana1

Em todo caso, aos poucos o esforço do menino vai sendo reconhecido pelos amigos, que se dispõem a ajudar. Afinal, é só uma gincana, e o mais importante é tentar ensinar as crianças a fazer menos bullying e colaborar mais entre si.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a ler minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias.

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-15071096

Monkix: http://www.monkix.com.br/serie-recordatorio/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-serie-recordatorio.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s