Pena Dumont

História do Peninha, de 1985.

A vítima da gracinha…quer dizer, o homenageado de hoje é ninguém menos que Santos Dumont, considerado, aqui no Brasil, o “pai da aviação”. A história é uma versão fantasiosa da infância e dos primeiros anos de atividade do inventor com aeroplanos de todos os tipos, e a intenção é fazer com que os leitores tenham vontade de pesquisar um pouco mais sobre essa grande figura histórica.

Pelo que se sabe sobre ele, desde tenra idade o pequeno Alberto já se interessava por coisas que voam, como pequenos balões a ar quente, e também por todo tipo de máquina. Em comum com meu pai, ele tinha a paixão pelos grandes livros de ficção científica de Júlio Verne.

Há um documentário espetacular sobre ele que passa na TV Escola de vez em quando (sim! Eu assisto a TV Escola e recomendo), onde se diz que um dia o pai de Alberto o chamou e disse que fosse estudar as tecnologias mais avançadas da época, sem se preocupar com dinheiro. Isso nunca iria faltar a ele. Assim fica até “fácil”… é só se dedicar, estudar pra valer, trabalhar duro, se esforçar…

Na história de papai essa parte é representada pela Vovó Donalda, que vende suas jóias para que ele possa ir estudar em Paris, que naquele tempo era o centro do mundo civilizado, mas não exatamente para encorajá-lo mas simplesmente para mantê-lo longe, já que ele causava confusão demais na fazenda. O “Dumont” de meu pai é um incompreendido até pela própria família, como muitos gênios já foram, ao longo da história.

Pena Dumont

Como sempre nesse tipo de história, papai usa também muitas palavras em francês nas falas dos personagens, e explora ao máximo o efeito cômico das tentativas de voar e consequentes quedas do atrapalhado Pena Dumont.

Pena Dumont1

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a ler minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias.

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-15071096

Monkix: http://www.monkix.com.br/serie-recordatorio/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-serie-recordatorio.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s