O Tesouro Da Vila Xurupita

História do Zé Carioca, de 1978.

Como diz o velho ditado “nem tudo o que reluz é ouro, nem tudo o que balança cai”. É óbvio que não se pode fazer grandes mudanças permanentes nas características dos personagens (como casamentos, enriquecimento de quem é pobre, empobrecimento de quem é rico, etc.) salvo ordem em contrário, como a que transformou a Vila Xurupita de favela em vila de casinhas, então nem é preciso dizer que o tal mapa do tesouro é falso, e tudo não passa de um golpe de um especulador imobiliário ganancioso.

O interessante, na verdade, é ver como a turma do Zé lidará com a situação toda. Para começar, papai “inflaciona” a turma do morro com vários (muitos) personagens figurantes anônimos, cuja única função é estar ali para escavar o morro todo. O único deles que tem nome é o Severino, um bicudo muito xereta. Com sua curiosidade, ele vai começar por aumentar a confusão, mas no final será também parte da solução que vai evitar que os moradores do morro percam suas casas.

ZC tesouro

A história serve também como um alerta para quem a lê, descrevendo um tipo de “conto do vigário“, para que o leitor fique esperto e saiba identificar esse tipo de coisa, se alguém no futuro tentar passá-lo para trás. Além disso, é uma pequena aula de História de verdade, já que papai menciona, não por acaso, o corsário francês Jean François Duclerc e as invasões francesas na costa do Brasil no século XVIII. A intenção era que o leitor fosse pesquisar por conta própria, ou pelo menos identificasse o nome, se ouvisse falar dele novamente na escola, ou coisa parecida.

ZC tesouro1

Mais interessante ainda é que a Vila Xurupita de papai parece se estender desde o alto da pedra mais alta do mais alto morro do Rio de Janeiro, até a beiradinha da água da Baía da Guanabara, completa com cais para barcos e praia. É uma área bem grandinha.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias.

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-15071096

Monkix: http://www.monkix.com.br/serie-recordatorio/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-serie-recordatorio.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s