O Campeão

Piada do Zé Carioca, de uma página só, publicada pela primeira vez em 1972.

O Zé e o Nestor vão se inscrever para participar da corrida de São Silvestre, em um clima de rivalidade que lembra mais os ânimos entre Donald e Gastão do que outra coisa. É preciso lembrar que, nestes primeiros tempos da produção de histórias do Zé por papai (um mero ano após sua contratação), o personagem ainda não estava bem desenvolvido. Muitas das primeiras histórias do Papagaio eram inspiradas justamente em características de outros personagens, e ele mesmo ainda não tinha uma personalidade lá muito definida.

Foi para isso, aliás, que ele foi contratado pela Abril, em primeiro lugar. Para “dar um gás” ao Zé, que sempre foi um personagem com um potencial astronômico, mas muito mal aproveitado pela própria Disney, cuja equipe foi a fonte da boa ideia, mas não entendia patavinas de cultura brasileira.

ZC campeao

A graça da piada está na disparidade entre o esporte que eles querem disputar, e aquele no qual dizem ser campeões. Afinal de contas, há esportes de todo jeito. Natação é um espote, escalada de montanhas é outro, assim como xadrez é um esporte, e (ao que parece) o jogo de palitinho também pode ser considerado um esporte. O fato insólito, que não dá para entender, e que é o que faz o leitor rir, é que chance dois jogadores de palitinho pensam que têm de vencer uma maratona.

Interessante é o personagem de chapéu panamá no último quadrinho, cujos lábios lembram algumas das representações do Pedrão em histórias futuras. Este é um daqueles personagens para os quais é difícil apontar uma primeira aparição “oficial”. O Pedrão foi surgindo aos poucos, às vezes mais baixo, com e sem bigode, ora de aparência mais para a raça negra, ora mais para mulato claro… Ele foi sendo formado gradualmente no subconsciente e nos rascunhos de papai até que, um dia, ele estava lá, tinha nome, e era parte integrante e inseparável da turma.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias.

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-15071096

Monkix: http://www.monkix.com.br/serie-recordatorio/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-serie-recordatorio.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s