O Ouro De Serra Peluda

História dos Irmãos Metralha, de 1983.

Se existe (existiu) um garimpo em Serra Pelada, será que não poderia então existir uma “Serra Peluda” com um garimpo semelhante? Quando esta história foi escrita o garimpo de Serra Pelada estava a todo vapor, e o assunto dominava as notícias dos jornais e da TV. Foi uma verdadeira corrida do ouro, e inspirou até mesmo documentários e filmes de TV e cinema. E (por que não?) histórias em quadrinhos, como esta.

A mera noção de um garimpo tão rico mexeu muito com o imaginário de todo mundo, na época. Só se falava disso. Ou muito me engano, e minha memória me falha desastrosamente, mas há lá no fundo de minha mente uma vaga lembrança de meu irmão e eu na frente da TV brincando de trocar o nome “Serra Pelada” por “Serra Peluda”, e rindo a valer com a patacoada. Era um jogo de palavras de um tipo que ele, então com 12 anos de idade, costumava fazer muito. Só não sei se brincávamos de “Serra Peluda” antes ou depois da criação desta história.

O carro dos Metralhas na primeira página, laranja como a roupa dos ladrões e com um boné azul sobre a capota me parece algo inspirado em histórias Italianas. A ordem no estúdio a partir da virada da década, de 1970 para 1980, era “renovar, renovar, renovar”: no figurino dos personagens, em detalhes como este carro, na maneira de organizar os quadrinhos, etc.

Quanto à história em si, a presença do Primo 1313 pode até explicar alguns dos desastres e acontecimentos estranhos iniciais, mas com o passar dos quadrinhos as coisas começam a ficar estranhas demais para serem “obra” da prodigiosa falta de sorte do Azarado.

Metralhas peluda

É aí que entram os duendes peludos dotados de poderes mágicos (que são os verdadeiros donos do lugar) com seu arco íris direcionável usado para tomar todo o ouro escavado dos humanos, considerados invasores pelos seres elementais. Além de servir para sacanear os Metralhas, a teoria dos duendes serve para explicar de um modo romanceado por que é que muito pouca gente dentre aquele mar de formigas humanas que víamos na TV voltou rica do garimpo.

Metralhas peluda1

****************

Já eu não me importaria nem um pouco se houvesse uma corrida às livrarias atrás de minha biografia de papai que está à espera de vocês, não percam:

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-15071096

Monkix: http://www.monkix.com.br/serie-recordatorio/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-serie-recordatorio.html

Deixe um comentário

