A Epopéia Do Jahú

História do Zé Carioca, de 1976.

Exatamente hoje se completam 89 anos do início da travessia do Atlântico pelo hidroavião Jahú, que é um dos maiores e mais emocionantes episódios da aviação brasileira. Mais do que ser apenas mais uma encomenda do Ministério da Aeronáutica no âmbito dos projetos especiais que chegaram a ser bastante comuns naquela época, esta história tinha um significado muito especial para papai.

ZC Jahu

Ele acreditava ser parente distante do aviador João Ribeiro de Barros, neto de uma figura histórica da cidade de Jaú, no estado de São Paulo, o capitão José Ribeiro de Camargo Barros. Acontece que minha avó, mãe de papai, pertencia à família Camargo Simões, que era originária de Brotas, outra cidade do Ciclo Cafeeiro de São Paulo que, aliás, não fica muito longe de Jaú. Naqueles tempos do início do Século XX as cidades eram bem menores e todo mundo conhecia todo mundo, e me parece plausível que os Camargo de Jaú e de Brotas fossem mesmo aparentados.

ZC Jahu1

Este episódio em especial da História do Brasil o enchia de orgulho, e mais ou menos nesta época, enquanto ele estava pesquisando para escrever esta história, papai levou ao meu irmão e a mim para visitar o Museu da Aeronáutica que ficava no Parque do Ibirapuera. Entre outras aeronaves históricas, como uma réplica do 14-Bis, ele fez questão de nos levar até o Jahú e nos contar a sua história, sem esquecer de comentar que seu piloto era parente nosso.

A primeira página, aliás, é bastante autobiográfica de nossa visita ao museu. Eu me lembro vagamente da exclamação de que o museu parecia “um disco voador”, proferida por nós crianças. Papai aproveitou bastante a experiência que nós tivemos da visita para compor os personagens do Zico e Zeca.

De resto, o roteiro segue o mesmo estilo do resto das histórias desta série, bem didático, com um excesso de textos e informações, e completo com os retratos dos aviadores, gráficos, mapas e aeronaves fielmente desenhados por Ignácio Justo.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias.

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-15071096

Monkix: http://www.monkix.com.br/serie-recordatorio/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-serie-recordatorio.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s