Os Cavaleiros Da Távola Quadrada

História da Companhia Teatral Peninha, de 1975.

Adepto da nobre arte do Teatro de Rua, muitas vezes a bordo de um carroção ou de um caminhão, o Peninha está novamente aprontando com sua trupe. E como não poderia deixar de ser, o Donald é a principal “vítima” do pato abilolado, sempre recrutado para um muito capenga “papel principal”. Hoje, pelo menos, ele não terá nenhuma torta jogada em sua cara.

O tema de hoje é inspirado nas lendas do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda, mas, por falta de uma mesa redonda, foi usada uma quadrada mesmo. Afinal de contas, para o Peninha isso é só uma “pequena adaptação”.

O conceito de “teatro” do Peninha tem muito (muito mesmo) de improviso, frequentemente com objetos de cena emprestados da casa do Donald e fantasias de carnaval como figurino. É o “teatro amador” em sua essência, digamos, mais “amadora” mesmo. A coisa chega às raias da completa incompetência, mas é tão engraçada que acaba sendo aceita pelo público (e pelo leitor).

Além disso, é fortemente inspirado em brincadeiras infantis como o “teatrinho de criança” (aquelas brincadeiras que as crianças de uma família mais ou menos numerosa às vezes faziam, ou juntas com os filhos dos vizinhos, para platéia nenhuma, ou composta apenas pelos adultos da mesma família) misturado com Teatro de Bonecos, com suas clássicas cenas de pancadas na cabeça que vêm dos tempos medievais (como, aliás, também vem o Teatro de Rua).

CTP Tavola

Já o “genial” (só que não) diálogo na base do “Oh sim, oh sim, oh sim” e “Oh não, oh não, oh não”, é inspirado (se não me falha a memória) em desenhos animados como “Os Apuros de Penélope“, que por sua vez eram inspirados em antigos filmes do gênero “donzelas em apuros”, que são uma tradição iniciada há 100 anos no cinema mudo e que vem dos tempos do Teatro de Rua e de Bonecos medieval, fechando o círculo.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias.

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-15071096

Monkix: http://www.monkix.com.br/serie-recordatorio/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-serie-recordatorio.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s