O Ano do Dragão

História da Turma da Patrícia, de Ely Barbosa, composta em março de 1988 e publicada pela Editora Abril na revista Patrícia 24, de setembro de 1988.

O ano em que esta história foi escrita e publicada era realmente um ano do Dragão, de acordo com a tradição chinesa. Nascido em 1940, papai também era, aliás, do signo de Dragão.

De acordo com a anotação na lista de trabalho a ideia para a trama veio de minha mãe e de meu irmão, que muito certamente sugeriram o tema, algumas piadas, ou quem sabe até mesmo cenas inteiras. Depois de décadas vendo meu pai fazer quadrinhos todos os dias, todos nós lá em casa já havíamos “pegado o jeito”, e muitas histórias eram feitas em colaboração. Tanto, que o expediente das revistas do Ely Barbosa citava a família inteira.

Patricia Dragao

Já a história em si se passa durante as festividades do Ano Novo Chinês no Bairro Oriental, e gira em torno de uma disputa para ver quais crianças terão a honra de desfilar dentro do grande e colorido dragão de papel que é o símbolo e ponto central da festa. Como sempre nesse tipo de história, nem todas as crianças interessadas têm permissão para entrar no objeto, e há alguns descontentes. Além disso, várias pistas falsas são apresentadas ao leitor antes que se revele quem, realmente, estaria assim tão insatisfeito a ponto de querer prejudicar o desfile.

Patricia Dragao1

Mas no final, sempre de acordo com a linha editorial ditada pelo criador dos personagens, a confusão é solucionada, os ânimos são acalmados, as crianças são educadas no sentido da tolerância e da colaboração e se chega a um consenso que devolve a paz e a alegria para a festa, quando finalmente todas as crianças poderão fazer o dragão desfilar sem mais contratempos.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias.

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-15071096

Monkix: http://www.monkix.com.br/serie-recordatorio/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-serie-recordatorio.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s