Operação Oriente

História do 00-Zéro, de 1976.

Se estivesse vivo, hoje papai completaria 75 anos de idade. A você que lê estas linhas, peço por favor um momento de oração.

O 00-Zéro, Pata Hari e o Grande BRONKA parecem ser criação de Dick Kinney, dos EUA. Mas aqui no Brasil, papai foi o “adotante” inconteste dos personagens, já que a maioria absoluta das histórias nacionais onde eles aparecem é dele.

Ao que parece o Gato do Grande BRONKA aparece nesta história pela primeira vez, o que o torna criação de papai. O raciocínio é o seguinte: se o Zéro é um agente secreto nos moldes de James Bond, por que motivo o seu vilão e principal adversário não pode se espelhar em Ernst Stavro Blofeld, o vilão criado por Ian Fleming para antagonizar seu herói? Sinal claríssimo da influência é justamente o fato de só aparecerem o gato branco e as mãos do vilão, exatamente como no filme.

00zero oriente

Além disso, os gatos, por sua natureza muito mais contida do que a dos cães, sempre foram (injustamente!) associados aos mais variados vilões das mais variadas formas de ficção, entre eles o mafioso Vito Corleone, para citar apenas um.

De resto a história segue a linha dos destinos exóticos em países distantes, de preferência no Oriente Médio ou Ásia, com suas piadas clássicas e seus clichês: a correria no bazar/souk árabe, os potes quebrados, e o esconderijo (completo com masmorras para os desafetos) localizado em velhas ruínas.

O tema da correria no mercado árabe e uma cena em especial viriam a ser usados no futuro (com algumas modificações, é claro) no filme Indiana “Jones e os Caçadores da Arca Perdida”, na cena onde o macaquinho malvado come uma tâmara envenenada. Seria uma premonição de papai? Ou só mais um clichê usado até a exaustão?

00zero oriente1

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias.

Marsupial: http://www.lojamarsupial.com.br/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava

Comix: http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=23238

Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/p/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-15071096

Monkix: http://www.monkix.com.br/serie-recordatorio/ivan-saidenberg-o-homem-que-rabiscava-serie-recordatorio.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s