A Chuva de Dinheiro

História do Zé Carioca, de 1975.

Quando não são os sonhos proféticos, é o horóscopo. A trama de hoje se inicia com uma previsão no jornal para o signo do Zé, com a promessa de que nesse dia “choveria dinheiro” sobre ele. Esta é apenas a terceira história dos Detetives da Moleza, e o Zé ainda é bastante desconhecido como detetive. Tanto, que ainda tem o diploma do curso por correspondência pendurado na banquinha, e os únicos casos que aparecem são coisas pequenas, como ajudar um vizinho a procurar um “pé de chinelo” que sumiu, numa clara alusão à qualidade percebida de seus serviços.

Mas, como dizem por aí, “quem tem padrinho não morre pagão”, e logo a Rosinha aparece com um caso melhor. Uma amiga muito rica vai dar uma festa muito chique num iate, e precisa de detetives para se precaver de uma ameaça de roubo de suas jóias. Este é um clássico caso policial, daqueles da literatura, onde nem tudo é o que parece, os mais suspeitos são inocentes, e os verdadeiros bandidos são gente acima de qualquer suspeita. Mas o mais importante é que o Zé e sua turma vão conseguir realmente chegar ao fim do mistério, e vai chover dinheiro de verdade sobre o papagaio, realizando-se assim a previsão do horóscopo. Mas, é claro, e como sempre quando há previsões sobrenaturais envolvidas, não da maneira como ele havia imaginado.

Entre os suspeitos iniciais do Zé temos este tipinho abaixo, que é mais uma variação sobre o tema das caricaturas de papai que aparecem em algumas de suas histórias. A diferença, aqui, é que este “Said” é careca, coisa que meu pai nunca foi. Mas a gravata do Mickey e a descrição do personagem não deixam dúvida.

ZC dinheiro

Outra piada recorrente é o ataque de enjoo do Nestor, que chega a mudar de cor em situações de alto mar. Outra história de papai onde isso acontece é em O Tesouro de Tortuga, já comentada aqui.

ZC dinheiro1

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s