Os Ladrões De Sandálias

História dos Irmãos Metralha, de 1981.

Esta é mais uma da série “Metralhas Históricos”, na qual o Vovô conta uma história sobre uma quadrilha de antepassados e suas desventuras em tempos antigos.

Mas desta vez papai resolveu inovar um pouco: os “Irmãos Trabuco” (trabucos são certamente armas mais antigas que metralhadoras) e seu primo azarado Xabu (que é a onomatopeia usada quando uma explosão falha) vivem na Babilônia, nos tempos do rei “Hammurabu” (uma referência ao Rei Hamurabi, que existiu de verdade).

Para deixar as coisas mais interessantes, papai descreve uma sociedade onde não há dinheiro. O comércio é todo feito na base da troca. Seria fácil demais inventar alguma coisa valiosa para ser roubada, mas isso certamente deixaria a história bastante repetitiva em relação às outras da série. Assim, é bom variar um pouco, de vez em quando, para não correr o risco de entediar o leitor. O que haveria, então, de valioso para se roubar? Isso torna os antepassados dos Metralhas duplamente “pés de chinelo”, já que o que eles roubam é justamente… chinelos! (Ou melhor, sandálias, mas dá na mesma.)

Metralhas babilonia

O resto da história, em adição ao golpe pé de chinelo cometido com toda a pompa de um assalto ao trem pagador, são referências ao antigo império e cidade-estado, com menções aos lendários Jardins Suspensos, à escrita cuneiforme, ao famoso Código de Hamurabi, além de nomes de antigos reis Assírios como Sargão I e Sargão II, e de povos, como os Fenícios e os Cassitas. Para quem for curioso o suficiente para se dar ao trabalho de pesquisar, é uma aula de História completa.

Metralhas babilonia1

E além dos Metralhas antigos e das referências a chinelos, temos aqui mais uma vez a figura do burrico, para simbolizar que toda desonestidade é burra.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s