O Preço Das Suíças

História do Tio Patinhas, de 1977.

As suíças são um tipo de corte da barba que começou a ser usado no Século XIX, por volta de 1860, na época que ficou conhecida como a “Era Vitoriana”, quando a monarca da Inglaterra era a Rainha Vitória. Suas principais características eram o queixo barbeado, e a barba deixada crescer nos lados do rosto, como que unindo costeletas e bigodes em um todo contínuo.

Em 1897, quando a cidade de Dawson, no Yukon, Canadá (onde esta história se passa), foi fundada, em plena corrida do ouro, iniciada no ano anterior, esse tipo de barba já estava começando a ficar fora de moda. De qualquer maneira, isso só mostra o quanto Carl Barks foi minucioso em sua pesquisa para criar o personagem (e o quanto papai estava ciente disso).

Aqui, papai faz uma crítica velada ao visual dos personagens Disney, que mudou pouquíssimo ao longo das décadas, e ao mesmo tempo aproveita para criar uma “explicação” para o aparente apego do Tio Patinhas a uma moda que já passou há séculos.

Ele começa por criar uma situação na qual o futuro pato quaquilionário se vê confundido com um perigoso bandido, por sua semelhança fisionômica com ele, e em seguida usa as diferenças entre os dois para solucionar a trama. O fato é que o Tio Patinhas usa óculos, e o outro não, mas óculos são coisas móveis que podem cair do rosto. A única diferença entre os dois que não pode ser descartada facilmente é o gosto do Patinhas pelas suíças.

Patinhas suicas

Depois do episódio, e sentimentalista como o pato é, ele então decide manter a barba para se lembrar, da mesma maneira como faz com sua Moeda Número Um e vários outros objetos.

Os nomes “Jonas Passafogo” (o bandido) e “Pedro Mandabala” (o caçador de recompensas) são referências à violência reinante nos tempos da corrida do ouro, quando todos andavam armados e prontos para atirar a qualquer momento. Nesse ponto, não existe muita diferença entre os dois personagens.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s