O Aquário Dos Patos

História do Peninha, de 1974.

A confusão hoje tem a ver com um aquário, e com o Ronrom, como não poderia deixar de ser sempre que tem peixe na parada.

É uma comédia de erros na qual ninguém se entende direito. Com isso, o aquário e seu ocupante vão passando pelas mais diversas situações, uma mais hilária que a outra, com vários “plot twists” no caminho. Caminho, aliás, é o que não falta nesta história, já que o pesado objeto passa a maior parte do tempo nas costas do Peninha, ou do Donald.

Peninha aquario

O interessante é que até o peixe tem o que dizer, ou melhor, pensar, sobre tudo o que está acontecendo. Papai inclusive teve o cuidado de dar “voz” e personalidade ao peixe, que desse modo não fica reduzido à posição de mero objeto dentro de uma caixa de vidro cheia de água, como a maioria das pessoas os vê, mas é alçado à condição de personagem. Isso, inclusive, pode fazer o leitor pensar um pouco sobre a estadia de seu peixinho de estimação no aquário, se o ambiente criado para ele é apropriado, etc.

Peninha aquario1

Aristeu (ou Aristides) era um nome comum para peixes de estimação na época. Papai gostava de aquários, e sempre tivemos pelo menos um na casa em Campinas. O primeiro ficava na sala de estar, embutido na parede, mas depois teve de ser retirado. Daí ele passou por outros cantos da casa, até ser alojado definitivamente no quarto de meu irmão, que assumiu os cuidados com os peixes.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s