Hein? Hein? Hein?

História do Tininim, da Turma do Pererê de Ziraldo, publicada na revista “A Turma do Pererê” Nº 10 em abril de 1976 pela Editora Abril.

As histórias do Saci e de sua turma de índios, negros, caboclos e bichos da mata têm sempre como tema o folclore brasileiro, histórias da mitologia indígena, anedotas populares, histórias de caçador e brincadeiras infantis dos tempos de nossos (bis)avós.

Esta aqui parece ser baseada em antigas lendas urbanas, dos tempos que corria o boato, entre a criançada que adorava sair pelos quintais roubando frutas direto das árvores dos vizinhos, de que se alguém engolisse um caroço ou semente de alguma fruta ela iria brotar dentro da barriga da criança e eventualmente crescer até ficar grande demais e condenar seu hospedeiro a uma morte lenta e horrível.

A situação retratada nesta história por papai não chega nem perto de ser tão radical, mas não deixa de ser um “causo” parecido envolvendo as sementes de uma fruta e alguns dos orifícios do corpo humano.

Tudo começa com um mistério: o indiozinho Tininim, de uma hora para outra, se percebe completamente surdo. Não escuta nada que os amigos falam, ou mesmo gritam. E não está fingindo, pois nem nas pegadinhas ele cai.

Tininim Hein

A solução da charada, apresentada pelo inteligentíssimo professor-coruja Nogueira é tão simples quanto inusitada, e por isso mesmo hilária.

Tininim Hein1

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

Anúncios

2 opiniões sobre “Hein? Hein? Hein?

    • Oi, Renato.
      O traço não, o roteiro. Meu pai nunca desenhava as histórias, ele as escrevia.
      São dele tudo o que está dentro dos balões, e as descrições de tudo o que está acontecendo nos quadrinhos, ou seja, as descrições de tudo o que os personagens dizem e fazem. Mas o desenho, em si, era sempre feito por outros artistas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s