Zé Capoeira

História do Zé Carioca, de 1977.

Ao que tudo indica, o rival do Zé nesta história é mais um dos “adotados” de papai. Ele foi criado por Júlio de Andrade alguns meses antes da criação desta história, já com a característica de oferecer flores à Rosinha e deixar o papagaio louco de ciúmes.

Para papai este novo rival veio a calhar, já que ele poderia ser afugentado mais facilmente do que outros rivais mais “clássicos”, como o esnobe Luis Carlos, que aliás não se prestaria ao humilde papel de oferecer flores colhidas no mato na cerca do quintal da periquita. Assim, quando o Zé finalmente o coloca para correr com suas novas habilidades de luta, é para sempre. Ele nunca mais foi usado por ninguém em história alguma, especialmente depois do aparecimento do Zé Galo.

ZC Capoeira1

Para enfrentá-lo, o Zé é convencido pelo Nestor a frequentar a academia de capoeira de uns amigos dele para aprender uns golpes, apenas o suficiente para fazer parecer que ele sabe lutar. Mas é claro que só isso basta, porque o vilão realmente não é de nada. E nem esse é o final da história. Terminar assim seria óbvio demais, e não teria graça alguma. É somente quando o Zé começa a se sentir realmente confiante que o caldo engrossa…

ZC Capoeira

Na verdade, os mestres Galo e Hércules eram amigos de papai em Campinas (lembro-me também de ter ouvido falar de um Mestre Tarzan, dessa mesma turma e época, mas não sei se houve aqui uma troca de nomes para não haver confusão, já que “Tarzan” é um personagem clássico dos quadrinhos, ou se realmente não havia “espaço” no quadrinho para mais um personagem mestre de capoeira), e a Academia de Capoeira Beira Mar existe por lá até hoje. Se ficava sabendo de alguma manifestação cultural e artística popular ou folclórica em Campinas, fosse um grupo de teatro, dança ou esportivo, meu pai fazia de tudo em seu (limitado, é verdade) poder para promover e incentivar.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s