Amigo É Pra Essas Coisas

História do Pateta, de 1980.

Esta história combina vários dos temas que papai gostava de trabalhar: narrativas das origens ou da infância dos personagens, brincadeiras de crianças dos tempos de infância dele, e temas inspirados na História do mundo e nos clássicos da literatura.

Aqui vemos Pateta, Mickey e sua turma quando crianças, enfrentando os valentões do bairro, um bando de gatos gatunos comandados por um jovem João Bafo de Onça. O Pateta é alvo de bullying mas, mesmo com todas as trapalhadas que faz, tem no Mickey um amigo inteligente e sensível que finalmente o fará sentir-se acolhido. Com esse histórico, fica fácil de entender o motivo de tanta amizade e parceria na idade adulta.

Pateta amigo

A brincadeira de “Legião Estrangeira” é um tema retirado do cinema e da literatura (bons tempos aqueles nos quais as crianças liam livros) para enriquecer as brincadeiras de mocinho e bandido. Naqueles tempos era comum as crianças montarem algum tipo de barricada com qualquer material que tivessem à mão, como tábuas velhas e caixas de papelão, à qual davam o nome de “forte” (podia também ser Forte Apache, ou Caverna dos Piratas) como um refúgio para descansar um pouco da brincadeira e território a defender, atirando mamonas com seus estilingues nos “bandidos” de plantão. Ir “se alistar na Legião Estrangeira” era também o plano da maioria dos meninos que cismavam em querer fugir de casa por motivos de “dá cá essa palha”.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s