O Hotel Do Zé

História do Zé Carioca, de 1975.

Logo de saída, o Zé está deitado em sua rede lendo revistas em quadrinhos. Isso é algo que ocorre em várias das histórias de papai, em parte para associar este hábito bem brasileiro ao papagaio, já que, naquela época, todos liam quadrinhos, e também para melhor caracterizá-lo como fã de HQs, e especialmente das do Morcego Vermelho, o que é o ponto de partida para a criação e caracterização do Morcego Verde.

A história em si é um daqueles mistérios em estilo policial nos quais o leitor é convidado a investigar, e mais até do que os personagens, já que o Zé só vai perceber o que realmente está acontecendo lá pela metade da história. Afinal de contas, como se diz por aí, “se algo parece bom demais para ser verdade, é porque provavelmente é mesmo”. Ninguém deixa um hotel, assim, do nada, para um primo em segundo grau. O leitor atento não demorará a perceber que algo está muito errado.

ZC Hotel

Valendo-se do fato de que todos os papagaios são mesmo muito parecidos, papai não se encabulava em criar sósias e mais sósias para o Zé Carioca. O nome “Currupaco Papaco” é uma onomatopeia do som que essas aves emitem. Este primo, aliás, aparece somente nesta história. Não há dúvida, portanto, de que ele foi criado por meu pai. E esta é a primeira história (de duas) na qual o Bando dos Urubus aparece. A segunda, “O Detetive que veio do Frio”, também é de papai e já foi comentada aqui.

ZC Hotel1

O nome da localidade “Xique-Xique da Serra” pode ser uma referência a Xique-Xique, na Bahia, enquanto “Mogi das Corujas” e “Pedradas” podem ser referência a Mogi das Cruzes e Pedreira, ambas no estado de São Paulo.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s