O Gazéteiro

História do Zé Carioca, de 1985.

Esta é mais uma daquelas histórias que estabelecem as origens do Zé Carioca, onde o papagaio malandro e seus amigos relembram os tempos de criança e contam como foi para o Zico e Zeca, os sobrinhos do Zé.

Uma coisa é ser criança e aprontar todas, e outra completamente diferente é ter fi… Ah, quer dizer, sobrinhos para criar, e ser responsável também pela educação deles. Não é só porque o Zé já aprontou todas quando criança que ele vai deixar que seus protegidos faltem à escola, assim, sem mais nem menos.

Na gíria brasileira, “gazeteiro” é a criança que falta às aulas para poder ficar mais tempo brincando despreocupadamente. Obviamente, não é isso que as famílias e professores esperam das crianças, e este é um costume extremamente mal visto.

O resgate de hoje das antigas brincadeiras das crianças de outros tempos é a bola de meia, brinquedo artesanal feito pelos próprios meninos com alguma ajuda de adultos. Um passo a passo para confecção de uma delas pode ser visto aqui.

O resto da história reconta o (um tanto traumático) primeiro dia de escola do Zé Carioca. Só não se sabe quem ficou mais traumatizado, o Zé ou seus professores e amigos. Ele, como sempre, narra os acontecimentos do jeito dele, enquanto o Nestor e o Pedrão vão dando a versão real.

ZC gazeteiro

De resto, hoje também ficamos sabendo que o Soneca, o cãozinho do Zé, o acompanha desde que ele era pequeno. Quando mais novinho ele era certamente bem mais ativo do que o cãozinho que hoje em dia adora tirar uma soneca. Também, pudera: agora sabemos que ele já é bem velhinho.

ZC gazeteiro1

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

***************

Tenho o prazer de anunciar um novo livro, que não é sobre quadrinhos, mas sim uma breve história do Rock and Roll. Chama-se “A História do Mundo Segundo o Rock and Roll”, e está à venda nos sites do Clube de Autores agBook.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s