Companhia Teatral Peninha

História do Peninha, de 1974.

Esta é a primeira história da CTP, a famigerada Companhia Teatral Peninha. Aqui vemos como tudo começou, após a expulsão do pato abilolado de um curso de teatro amador. Qualquer pessoa, no lugar dele, teria seu Ego e pretensões artísticas destruídos, mas ele animadamente segue em frente com seus sonhos, completamente alheio à própria falta de talento para ser ator.

Mas a verdade é que, no mundo das artes e do entretenimento, pessoas com pouco talento mas muito carisma costumam fazer mais sucesso do que outras, que estudaram por anos a teoria e a prática de suas artes, mas não têm facilidade no trato com o público. Os puristas entre nós podem torcer o nariz, mas o caráter um tanto “hermético” da arte erudita não atrai as multidões. O que o povo quer, mesmo, é se divertir, e nesse caso, qualquer pão e circo serve.

Eu sei que no Inducks esta história ainda está creditada ao Júlio de Andrade, mas eu me consultei com ele, e ele confirmou que não é dele. O problema é que papai só lembrou de anotar o nome dela na lista de trabalho em 1987, quando ela foi republicada, daí a confusão. Mas a presença do nome na lista e da revista na coleção não deixa dúvidas da autoria, para mim.

Peninha CTP

As fantasias dos três integrantes da CTP, um grego, um bárbaro germânico e um cowboy, aliadas à fantasia do próprio Peninha, de romano, se explicam pelo tema da primeira peça teatral, encenada na sala de estar da casa do Donald: “César e as Invasões Germânicas no Oeste”. Não importa se as datas históricas não batem, é claro. O importante é tentar despertar a curiosidade do público.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

***************

Tenho o prazer de anunciar um novo livro, que não é sobre quadrinhos, mas sim uma breve história do Rock and Roll. Chama-se “A História do Mundo Segundo o Rock and Roll”, e está à venda nos sites do Clube de Autores agBook.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s