Vila Xurupita Na Avenida

História do Zé Carioca, de 1983.

Lançada em um de vários especiais de Carnaval publicados ao longo dos anos, esta história é um prenúncio dos desfiles de carnaval de verdade com o tema “quadrinhos”, que passaram a acontecer desde 1997.

Enquanto o time de futebol da Vila Xurupita nunca ganhou um campeonato, quando o assunto é a Escola de Samba Unidos de Vila Xurupita, a coisa é bem diferente. Isso pode, até inconscientemente, refletir o fato de que papai gostava bem mais de música do que de futebol. E, com o sucesso e a vitória, veio a oportunidade de desfilar na avenida “Marquês de Sapecaí” (um trocadilho entre o famoso endereço do Sambódromo e a expressão “sapeca aí”, que talvez não queira dizer muita coisa, objetivamente, no contexto desta história, mas é certamente engraçado).

Papai, como sempre (e especialmente em histórias de Carnaval), não perde a oportunidade de citar e/ou parodiar velhos sambas. Além disso, ele também faz, nesta história, alusão a uma outra, “O Tesouro da Vila Xurupita”, já comentada aqui. Desta vez papai conseguiu se entender com o desenhista para não deixar a referência visual escapar.

ZC Avenida

O resto da história gira em volta dos preparativos para o desfile, ideias para a confecção das fantasias com alusões ao carnavalesco Joãozinho Trinta, tudo sob o comando da Rosinha, e do extremo segredo que as escolas de samba do mundo real costumam fazer de seus carros alegóricos antes do desfile. Este último detalhe vai servir, no enredo da história, de oportunidade de ação para o Zé (para movimentar a história um pouco e dar um “teaser” sobre as alegorias, conservando o interesse) e surpresa final para o leitor.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

***************

Tenho o prazer de anunciar um novo livro, que não é sobre quadrinhos, mas sim uma breve história do Rock and Roll. Chama-se “A História do Mundo Segundo o Rock and Roll”, e está à venda nos sites do Clube de Autores agBook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s