A Terrível Armadilha

Esta é a primeira história escrita por papai – no início de 1987 – para o Estúdio Ely Barbosa. Foi anotada na lista de trabalho com o nome de “A Grande Armadilha” e publicada pela Editora Abril na revista Turma da Fofura número 1.

Bem no estilo das histórias de mistério de papai, esta já se inicia com o splash panel mostrando o ponto alto do suspense da trama, somente para em seguida voltar no tempo e mostrar como tudo começou. Isso serve para despertar o interesse do leitor rapidamente, antes de submetê-lo a um início de história necessariamente um pouco “parado”, que de outro modo talvez não conseguisse prender sua atenção por muito tempo.

Nene armadilha

O resto é um clássico  mistério policial ou de detetive. Nada é o que parece ser, e à medida que a turminha investiga o caso, novas pistas, que finalmente levam à solução, vão surgindo no lugar das pistas falsas do início.

As placas, com uma aparente troca de posição que faz com que a placa onde está escrito “aqui também não” seja lida antes do que aquela onde está escrito “não entrem aqui” é uma piada interna que alude a uma visita de nossa família alguns anos antes ao Pavilhão Japonês do Parque do Ibirapuera.

Nene armadilha1

Lá, entre belas peças de arte e mobiliário, havia algumas placas que buscavam orientar o visitante. Uma delas dizia justamente “aqui também não”, enquanto outra, logo em seguida mandava: “não pise aqui”. Aparentemente, a ordem delas havia sido trocada, ou fomos nós que fizemos um trajeto dentro da sala que os organizadores da exposição não previram.

Outra placa, esta ao lado do tanque de carpas coloridas, divertiu a nós crianças com seus dizeres bastante diretos em português um pouco desajeitado: “deixa peixe em paz” (sic). Seja como for, funcionava. Não vimos ninguém mexendo com os peixes.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

***************

Tenho o prazer de anunciar um novo livro, que não é sobre quadrinhos, mas sim uma breve história do Rock and Roll. Chama-se “A História do Mundo Segundo o Rock and Roll”, e está à venda nos sites do Clube de Autores agBook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s