Serenata Ao Luar

História do Zé Carioca, de 1976.

Os homens brasileiros, decididamente, já foram mais românticos. Nos anos 1970 a tradição de se fazer serenatas ao luar sob a janela da namorada já estava se perdendo à sombra dos arranha-céus, mas ainda persistia em algumas cidades menores e na imaginação de papai, que era grande fã desse gênero musical.

A canção que ele aparentemente cita no primeiro quadrinho deve ser tão antiga que não chegou à era da internet. Eu acredito que deve ser uma letra real, porque ele conhecia várias dessas canções, e poderia citar qualquer uma delas. Não precisaria inventar. Mas outras sobreviveram e chegaram até nós, também antigas, como esta, de Vicente Celestino.

O Zé, que até trabalhou hoje para poder comprar flores para a sua namorada, não sabe cantar nem tocar violão, mas está disposto a tudo para agradá-la. O Nestor, como sempre um bom amigo, também não sabe tocar, mas está disposto a ajudar. O resultado é tão romântico quanto hilário.

ZC serenata

(A partir daqui temos um SPOILER sério, mas não dá para comentar esta história sem ele. Esteja avisado.)

 

 

 

No fim o namoro do Zé nunca esteve em risco, e o rapaz sob a janela da Rosinha era um colega de um curso de teatro. Eles estavam apenas ensaiando. O interessante é que a cena da suposta peça de teatro, que tem por nome justamente o título desta história, é uma adaptação de Shakespeare. Mais precisamente, da cena do balcão de Romeu e Julieta, transposta para a tradição brasileira da serenata.

ZC serenata1

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

***************

Tenho o prazer de anunciar um novo livro, que não é sobre quadrinhos, mas sim uma breve história do Rock and Roll. Chama-se “A História do Mundo Segundo o Rock and Roll”, e está à venda nos sites do Clube de Autores agBook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s