O Roubo Do Grande Gorgonzola

História dos irmãos Metralha, de 1979.

Hoje papai volta ao tema do “grande diamante famoso que dá um azar danado em exposição à mercê de ser roubado”, mas como sempre arranjando os elementos clichês clássicos de maneiras novas.

A história é cheia dos pequenos detalhes, alguns mais óbvios, outros menos, alguns mais hilários e outros até bastante educacionais, como a explicação que o Vovô dá para o nome do diamante em questão. O “diamante que dá azar” é, como sabemos (ou pelo menos acreditamos), o Hope, que em algum momento na História pertenceu a um senhor chamado Henry Hope. De resto, os diamantes famosos geralmente recebem o nome do local onde foram encontrados, como o Cullinan, por exemplo.

Para unir os dois conceitos papai inventa um “Barão de Gorgonzola”, que teria sido o proprietário do diamante. Na verdade, Gorgonzola é o nome da localidade na Itália onde esse tipo de queijo foi inventado. Mas isso não quer dizer que não exitam alimentos com o nome de pessoas, é claro. Um exemplo disso é o famoso (e delicioso) chá “Earl Grey“, uma homenagem ao Conde Charles Grey, que foi Primeiro Ministro da Inglaterra nos anos 1830.

Mas há outros detalhes interessantes: a cena onde o Azarado diz “desculpe a ignorância do Metralha” é uma referência a um programa de TV popular naquela época chamado “Planeta dos Homens”, onde um personagem com cara de macaco repetia o bordão “desculpe a ignorância do macaco”, de vez em quando.

Metralhas Gorgonzola

A música que os Metralhas cantam ao sair do esconderijo não precisa de explicações, e “Casa do Chapéu”, que dá nome à chapelaria da história, é uma expressão geralmente usada quando se quer mandar alguém “àquele lugar”. É papai burlando as regras da Disney de novo e colocando “palavrões velados” em suas histórias.

Metralhas Gorgonzola1

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

***************

Tenho o prazer de anunciar um novo livro, que não é sobre quadrinhos, mas sim uma breve história do Rock and Roll. Chama-se “A História do Mundo Segundo o Rock and Roll”, e está à venda nos sites do Clube de Autores agBook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s