A Pintura Que Deu Bode

História do Pato Donald, de 1976.

Trata-se de mais uma competição entre o Donald e o Gastão, para ver quem consegue impressionar mais a Margarida. Ela agora está lendo livros de arte, e o ganso sortudo resolve se aproveitar disso e colocar em prática o que aprendeu em um curso de pintura que ganhou em um sorteio.

Já “dar bode”, é uma gíria que significa algo como “dar errado”. Além disso, temos a “participação especial” de um bode de verdade, que pertence a uma das vizinhas da Margarida. Pois é: algumas pessoas usam cães de guarda, e outras usam bodes chifrudos para expulsar intrusos de seus quintais de cercas baixas.

Donald bode

A maioria dos embates entre Gastão e Donald têm por tema o conflito entre a sorte arrogante do primeiro e o humilde esforço do cidadão comum, que pode não ser nenhum grande virtuoso, mas é dotado de um tipo de disciplina que também tem o seu valor.

Donald bode1

A coisa toda lembra um pouco a lenda que diz que a mentira (ou a arrogância, neste caso) tem asas, mas tem pernas curtas. Já a verdade é uma velhinha que mora no fundo de um poço. Quando a mentira começa a aprontar das suas na superfície, a verdade começa a escalar as paredes de sua morada. Ela pode até demorar a chegar até onde está a mentira, mas no momento em que a verdade sai do poço, sua inimiga perde as asas e, como tem pernas curtas, se enfraquece e não consegue mais ir muito longe.

É bem isso o que acontece com o Gastão. A sorte e a arrogância dele duram somente até ele descobrir que o Donald realmente nunca cursou arte, mas dá as suas pinceladas aos finais de semana. Apesar de tudo, mais vale o amador humilde e dedicado, do que o arrogante cheio de si e metido a profissional.

O nome do livro que a pata está lendo, “Ingênuos da Pintura”, é uma brincadeira com a noção de “gênios da pintura”. Mas é também uma menção ao estilo da Pintura Ingênua, que é, em termos gerais, a arte que é produzida por artistas sem formação acadêmica, e que também tem os seus próprios gênios como grandes representantes.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

***************

Tenho o prazer de anunciar um novo livro, que não é sobre quadrinhos, mas sim uma breve história do Rock and Roll. Chama-se “A História do Mundo Segundo o Rock and Roll”, e está à venda nos sites do Clube de Autores agBook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s