A Ovelha Branca

História do Mancha Negra, de 1975.

Dizem que toda família tem sua “ovelha negra”, aquela pessoa que tem uma personalidade e um comportamento que vai contra todos os valores positivos cultivados por seus parentes. Isso é resultado daquela ideia de que uma família deve ser um todo coeso, com seus próprios valores e tradições cultivados através das gerações para criar em seus membros um sentimento de pertencimento e lealdade ao grupo. Essa ideia já teve mais força no passado, mas agora está caindo em desuso, e eu sinceramente não sei se isso é uma coisa boa.

Mas no “mundo invertido” dos bandidos de histórias em quadrinhos, que se esforçam por ser maus e se orgulham de seus crimes, a cor da “ovelha” também se inverte. A ideia é mais ou menos aquela usada em “O Mancha Branca”, de dois anos antes, já comentada aqui. Só que, hoje, o “Mancha Honesto” é realmente um parente do bandido.

Mancha ovelha

De resto, esse exercício todo em 7 páginas tem apenas um objetivo: resgatar mais um Metralha obscuro, o honesto Primo Verídico, criado no exterior em 1972 e publicado no Brasil pela primeira vez em 1974. Isso mostra que papai lia as histórias de outros autores, e se inspirava nelas. E mais uma vez, 50% das histórias escritas para este personagem são nacionais e de meu pai, já que só existem duas delas, de qualquer maneira.

Mancha ovelha1

Ao que parece, há personagens que só merecem estar em um único quadrinho de uma história. E assim mesmo, papai não se furtava de usá-los, sempre com ótimos resultados.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

***************

Tenho o prazer de anunciar um novo livro, que não é sobre quadrinhos, mas sim uma breve história do Rock and Roll. Chama-se “A História do Mundo Segundo o Rock and Roll”, e está à venda nos sites do Clube de Autores agBook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s