A Ameaça Invisível

História do Tio Patinhas, de 1975.

Esta é certamente uma das mais criativas histórias de papai para as bruxas, e uma da qual podemos extrair também várias noções das tradições da bruxaria “de verdade”.

Depois de mais uma tentativa fracassada de tomar a moedinha do Patinhas, a Maga tem uma ideia ao ouvir a propaganda de um circo que anuncia, como uma de suas atrações, um “homem invisível”. Novamente, a história tem duas fases distintas: uma para a criação da fórmula da invisibilidade e o novo ataque à Caixa Forte, e a segunda sobre tudo o que acontece lá dentro até a derrota final da vilã.

Nossa “lição de magia teórica” começa com os ingredientes da poção: “extrato de estrega” e “penas de Fênix“. Em português, “estrega” é, a rigor, um sinônimo para “esfregar”, mas a tentativa aqui é aportuguesar a palavra “Strega“, que é uma referência à bruxaria tradicional italiana. Dada a conexão da Maga com o vulcão Vesúvio, nada mais natural. E é, também, o nome de uma famosa marca de deliciosos licores.

Além disso, temos também a noção da substituição de ingredientes mágicos, que funciona mais ou menos como aquelas substituições um tanto amalucadas de ingredientes e temperos de uma certa nutricionista morena que virou meme nas redes sociais. Em magia, a ideia é a mesma: se não há um determinado ingrediente à disposição, ele pode ser substituído por algo semelhante, ou que tenha a mesma “vibração”.

Maga invisivel

Por fim, vemos que o Patinhas resolve combater fogo com fogo e contratar um caçador de bruxas para lidar com a ameaça dos ataques. Mas isso o leitor só vai saber mais tarde, porque a princípio ele se parece com tudo, menos com a imagem que fazemos de um bruxo. Disso aprendemos que nem todos os magos e bruxas andam por aí o tempo todo com roupas esquisitas e voando em vassouras.

Maga invisivel1   Maga invisivel2

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

***************

Tenho o prazer de anunciar um novo livro, que não é sobre quadrinhos, mas sim uma breve história do Rock and Roll. Chama-se “A História do Mundo Segundo o Rock and Roll”, e está à venda nos sites do Clube de Autores agBook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s