A Mãe do Mato

História da Patrícia, escrita em março de 1987 e publicada pela Editora Abril na revista Patrícia número 1 em outubro do mesmo ano.

Um dos temas que papai gostava de explorar para os personagens com os quais trabalhava era o folclore brasileiro, como lendas indígenas, por exemplo. Hoje temos a “Mãe do Mato”, que em alguns casos é apenas outro nome dado ao Curupira, mas que em Macunaíma, de Mário de Andrade, é caracterizada como uma Rainha Amazona, da tribo de mulheres indígenas que fez os exploradores europeus batizarem parte da região norte do Brasil em homenagem às Amazonas da mitologia grega.

Mas por ser uma história infantil, papai toma um terceiro caminho para este personagem, enquanto mantendo-se fiel à essência do mito, que trata de um espírito protetor da fauna e da flora contra a exploração predatória. Aqui, a entidade protetora toma a forma de uma enorme árvore animada que comanda outras árvores do mesmo tipo em um esforço para atrair a Patrícia até o centro da floresta e pedir socorro contra um madeireiro ilegal.

A prática denunciada pela Mãe do Mato de papai é, aliás, algo muito real e muito comum entre os madeireiros ilegais em nossas florestas.

Patricia Mato

A revista Patrícia 1 contém outras duas histórias escritas pela família: “Uma Charada Diabólica” é de autoria de minha mãe, Thereza Saidenberg, e trata de charadas e ditos populares com uma pitada de situação insólita.

Patricia charada

A outra história nesta revista com autoria conhecida é minha, “Robô Trapalhão”, criação de um personagem robô que causa confusão por causa de uma programação mal feita.

Patricia robo

Papai colocou as duas histórias em sua lista de trabalho por causa de pequenas correções e adaptações que fez (com a nossa permissão, é claro, afinal, esse era um trabalho em equipe) quando elas voltaram da redação para serem reformuladas.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

***************

Tenho o prazer de anunciar um novo livro, que não é sobre quadrinhos, mas sim uma breve história do Rock and Roll. Chama-se “A História do Mundo Segundo o Rock and Roll”, e está à venda nos sites do Clube de Autores agBook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s