A Noite Dos Zumbis

História do Zé Carioca, de 1979.

Muito antes de The Walking Dead, e seguindo uma já então longa tradição de histórias de terror cinematográficas que vinha desde 1932, papai também abordava o tema.

Depois de um longo e cansativo dia procurando (e não achando) emprego, o Zé se vê às voltas com uma moedinha aparentemente sem valor e com acontecimentos muito estranhos envolvendo a turma da Vila Xurupita durante a noite.

A história é uma referência ao filme “A Noite dos Mortos-Vivos”, de 1968, e sua sequência de 1978 (que provavelmente foi o estopim desta história), mas o método de “zumbização” dos amigos do Zé está mais para os antigos filmes de Bela Lugosi dos anos 1930, com uma sugestão hipnótica tomando o lugar da poção maléfica.

Papai faz questão de confundir o leitor ao máximo, deixando-o “no escuro” para criar a maior sensação de “terror” possível em uma história Disney, a começar pela moedinha que vai parar nas mãos do Papagaio, uma pataca antiga que é estranhamente parecida com a moeda-talismã de um certo pato quaquilionário de Patópolis. Será a Número Um?

ZC Zumbis

Apesar de tudo, não é feita nenhuma menção ao velho Patinhas. Se for mesmo a Número Um, não fica explicado como ela acabou indo parar tão longe da cidade dos patos. Também não há pista nenhuma de como ela voltará ao seu dono original. Na história de hoje, ela é o talismã do Bruxinho Peralta, que pela primeira vez não é tão vilão assim e só está tentando reaver o que é (aparentemente) seu. O fato é que a turma do Rio de Janeiro, muito por acaso, foi pega de surpresa no meio de um “tiroteio” mágico, uma guerra entre bruxos.

As aparições do Pedrão e do Nestor como zumbis são verdadeiramente impagáveis, e certamente fazem a confusão toda valer a pena, pelo menos do ponto de vista do leitor.

ZC Zumbis1 ZC Zumbis2

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

A História dos Quadrinhos no Brasil, e-book de autoria de papai, pode ser encontrado na Amazon

***************

Tenho o prazer de anunciar um novo livro, que não é sobre quadrinhos, mas sim uma breve história do Rock and Roll. Chama-se “A História do Mundo Segundo o Rock and Roll”, e está à venda nos sites do Clube de Autores agBook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s