O Gato De Botas

História do Morcego Vermelho, de 1977.

O título é uma referência ao conto infantil de mesmo nome, de autoria de Charles Perrault.

Como sempre, papai não reconta a história na qual se inspirou em todos os detalhes, mas usa alguns de seus elementos para compor algo totalmente novo. Neste caso, o principal elemento usado é o das botas mágicas que fazem quem as calça percorrer 7 léguas com um só passo.

Em 1697, ano em que o conto de fadas foi escrito e publicado pela primeira vez, esse provavelmente era um sonho comum, já que ainda não existiam as grandes máquinas que hoje rapidamente nos levam a todo lugar. Os mais ricos andavam a cavalo ou de carruagem, e os mais pobres iam a pé, mesmo. Essa era a tecnologia da época, e qualquer coisa mais rápida era muito provavelmente considerada impossível.

Estranhos gatos com capas e calçando as prodigiosas botas aparecem em Patópolis aprontando todas, e será tarefa do Morcego Vermelho prendê-los (do jeito dele, é claro) e acabar com a farra.

MOV Gato

O interessante é que o Morcego não é somente um pato fantasiado. O que começou como uma fantasia de carnaval para que o repórter Peninha pudesse entrar em uma festa a fantasia foi, com o tempo, se tornando algo quase mágico por si só. Ao vestir a roupa de herói o primo do Donald realmente se transforma, senão somente em nível psicológico, mas realmente muda até mesmo de personalidade. Apesar de conservar a qualidade desastrada, o Morcego é bem mais esperto e sabe raciocinar com mais clareza do que o Peninha.

MOV Gato1

Mas a história não é só isso. Papai vai deixando pistas pelas páginas sobre a possível real identidade dos gatos, na esperança que o leitor adivinhe. E o Morcego, apesar de acabar prendendo os bandidos, infelizmente também vai se dar mal. É a vida: às vezes a gente perde, até mesmo quando a gente ganha.

Hoje entre as curiosidades temos um cinema chamado “Cine Lândia”, uma referência tanto à praça chamada Cinelândia, no Rio de Janeiro, quanto à distribuidora de filmes de mesmo nome.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

A História dos Quadrinhos no Brasil, e-book de autoria de papai, pode ser encontrado na Amazon

***************

Tenho o prazer de anunciar um novo livro, que não é sobre quadrinhos, mas sim uma breve história do Rock and Roll. Chama-se “A História do Mundo Segundo o Rock and Roll”, e está à venda nos sites do Clube de Autores agBook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s