O Gorpe do Baú – Inédita

História do Urtigão, criada em 23 de julho de 1993.

A rigor, um “golpe do baú” se dá quando uma pessoa mais pobre faz esforços para se casar com uma mais rica, movida apenas pelo desejo de enriquecer também.

Mas hoje temos uma “interpretação criativa” da expressão, na qual o golpe envolve o uso de um baú de madeira, tipo aqueles usados para esconder tesouros. Trata-se, é claro, de mais um elaborado plano das Solteironas para capturar o Urtigão e forçá-lo a se casar com uma delas.

O leitor deve começar a desconfiar de que há algo errado quando a terra no local onde o Urtigão foi cavar, em um ponto sinistro e provavelmente pouco frequentado de sua propriedade está fofa. Um lugar assim deveria ter um chão mais duro.

Já a prova final de que tudo não passa de um golpe vem quando nem as Solteironas acertam o nome do barão inventado por elas mesmas.

Nesta história papai faz uso da personagem “Amazona Solitária”, identidade secreta da Firmina. Ao que parece, ela foi criada em 1991 especialmente para esta linha de histórias do Urtigão contra as Solteironas.

O desfecho da história é uma referência ao hábito que alguns caipiras tinham, em um passado cada vez mais remoto, de andarem descalços. Na época de infância de papai, era comum que a primeira coisa que se fazia ao chegar em casa da roça era lavar os pés na entrada. Lavar os pés antes de jantar era um ato de higiene tão corriqueiro e importante quanto lavar as mãos, e quem não fazia isso era considerado mal educado.

Além disso, pessoas que ficam sempre descalças podem aprender a usar seus pés de outras maneiras além de andar. É sabido que indígenas usavam os pés para segurar parte da palha ao tecer um cesto, e é famoso também o método de se amassar uvas com os pés para fazer vinho, trazido ao Brasil por imigrantes italianos.

gorpe01 gorpe02 gorpe03 gorpe04 gorpe05 gorpe06 gorpe07 gorpe08

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

A História dos Quadrinhos no Brasil, e-book de autoria de papai, pode ser encontrado na Amazon

***************

Tenho o prazer de anunciar um novo livro, que não é sobre quadrinhos, mas sim uma breve história do Rock and Roll. Chama-se “A História do Mundo Segundo o Rock and Roll”, e está à venda nos sites do Clube de Autores agBook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s