Problemas Do Coração

História do Zé Carioca, composta no início de 1977 com o nome de “O Dia Dos Namorados” e publicada pela primeira vez em junho de 1978

O Zé está sempre sem dinheiro, mas só parece sentir falta dele quando precisa agradar a Rosinha por ocasião de datas especiais, como o Natal e o Dia dos Namorados.

Como se sabe, quando papai foi chamado para fazer as histórias do papagaio verde, o personagem ainda não estava bem desenvolvido. Nem “turma” ele tinha direito. Papai foi adicionando personagens coadjuvantes aos poucos mas, depois de algum tempo, certamente percebeu que o único ali que tinha uma namorada era o Zé.

Isso fazia com que os amigos Nestor e Pedrão não fossem nem um pouco compreensivos com os problemas amorosos do Zé. Além disso, essa é uma situação que não parece nada natural. Afinal, todo mundo, ou quase todo mundo, tem alguém por quem tem um interesse romântico.

zc-coracao

Desse modo, hoje vemos que a Gilda foi criada por papai especialmente para ser a namorada do Nestor, em algo como um eco não intencional de Gênesis 2:18. O fato é que formar pares é uma necessidade humana que acaba se refletindo também na literatura em todas as suas formas. Alguns anos depois, ele faria a mesma coisa para outro “solteirão” da Vila, o Pedrão.

O interessante é a maneira como a história tem uma reviravolta de 180 graus. O Nestor começa sugerindo que o Zé desista da Rosinha, somente para acabar ele mesmo se apaixonando no final. Não existe, aliás, coisa mais canalha e deselegante do que terminar um relacionamento às vésperas de datas importantes somente para não ter que dar presente. Crianças, não façam isso em casa!

zc-coracao1

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

A História dos Quadrinhos no Brasil, e-book de autoria de papai, pode ser encontrado na Amazon

***************

Tenho o prazer de anunciar um novo livro, que não é sobre quadrinhos, mas sim uma breve história do Rock and Roll recontada a partir da perspectiva e da experiência dos fãs. Chama-se “A História do Mundo Segundo o Rock and Roll”, e está à venda nos sites do Clube de Autores agBook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s