As Carantonhas Espantosas

História do Morcego Vermelho, publicada uma vez só em 1976.

Na mesma linha das Garatujas Abomináveis e da Máquina Kar-Eta, também originalmente publicadas em 1976, hoje temos as “Carantonhas Espantosas”, que não seriam nada mais do que máscaras se não fosse uma prodigiosa máquina de controle da mente inventada por um Professor Urubulino e seu ajudante, ambos de de Urubusópolis (mais uma das cidades da região metropolitana de Patópolis). Esse vilão, aliás, aparece somente nesta história. Portanto, é mais uma criação de papai.

As máscaras de carantonha nem são tão feias assim, mas a sugestão hipnótica da máquina faz com que elas pareçam assustadoras. Além disso, em uma situação que também é recorrente nas histórias do Morcego, o plano dos bandidos é convencer o herói de que ele precisa sair da cidade, ir embora, tirar umas férias, por bem ou por mal, para que eles possam finalmente assaltar em paz.

mov-carantonhas1

 

E também como sempre acontece, papai vai semeando pistas aqui e ali para o leitor atento que, se souber segui-las, logo adivinhará o restante da trama. A primeira pista está no último quadrinho da primeira página, no qual o fundo da lata de lixo morcego sai. Isso terá uma consequência no final da história.

mov-carantonhas

Outra cena bastante significativa é esta abaixo, quando todas as Carantonhas estão reunidas. Quem realmente acreditaria que o 1313 encolheu só por levar uma pancada na cabeça, se não estivesse sob o efeito da máquina hipnótica?

mov-carantonhas2

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

A História dos Quadrinhos no Brasil, e-book de autoria de papai, pode ser encontrado na Amazon

***************

Tenho o prazer de anunciar um novo livro, que não é sobre quadrinhos, mas sim uma breve história do Rock and Roll recontada a partir da perspectiva e da experiência dos fãs. Chama-se “A História do Mundo Segundo o Rock and Roll”, e está à venda nos sites do Clube de Autores agBook

Anúncios

2 opiniões sobre “As Carantonhas Espantosas

  1. Hi,
    my name is Andrea and i’m a fan from italy.

    I like your father’s works (expecially Morcego Vermelho’s stories, that makes me laughs!) and actually I’m managing a FB page mainly dedicated to MOV (called “Paper Bat”, in italian!) and other superheroes:
    https://www.facebook.com/PaperBat/

    unluckily, the whole collection isn’t available in italian and often many stories were bad translated (i.e.: 7 random stories from different years were connected to make “La settimana terribile di Paper Bat/Morcego Vermelho’s bad week” a loose try to replicate the masterpiece “Le 12 fatiche di Paper Bat/MOV’s 12 works”).

    To remedy to this bad situation, i’m translating some brazilian story (with the indispensable help of google translator because i don’t understand portuguese…), like the series of the “Metralhas Históricos”

    PS: sorry for my bad english…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s