Quem Inventa É Inventor

História do Professor Pardal, publicada pela primeira vez em 1972.

Esta é uma peça promocional para a primeira publicação do Manual do Professor Pardal que, aliás, está sendo republicado por estes dias.

A trama parece simples: entrevistado para o jornal A Patada pela Margarida, ele começa a relembrar muitos de seus inventos passados, a maioria deles citados de histórias estrangeiras, e das de Carl Barks em especial.

Mas ao longo das páginas uma série de pequenos conflitos começa a se desenrolar. O primeiro é a insistência do Lampadinha em não se deixar esquecer. E não sem motivo, afinal, ele pode ser considerado ao mesmo tempo a maior e a mais tomada por óbvia invenção do Pardal. O genial robozinho, exatamente por estar sempre presente, meio que passa despercebido.

pardal-inventor

O segundo conflito está na insistência do inventor em não responder diretamente às perguntas da repórter Margarida. Ela quer saber especificamente sobre inventos na área da culinária, atividade tida como tipicamente feminina. Mas em nenhum momento ele se pergunta o motivo do interesse dela especialmente em inventos culinários e, demonstrando um forte machismo, simplesmente prefere comentar coisas “mais importantes” (para ele, é claro), como se “coisas de mulher” fossem irrelevantes.

pardal-inventor1

Assim, ele não deveria ficar tão surpreso quando a matéria sobre ele e suas invenções é publicada em duas ou três linhas na seção de Arte Culinária do jornal. A lição que fica é nunca subestimar o jornalista, mesmo quando ela for uma mulher. Geralmente há uma pauta específica a respeitar, um tema a ser explorado, e um espaço limitado para publicação na página do jornal de papel.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

A História dos Quadrinhos no Brasil, e-book de autoria de papai, pode ser encontrado na Amazon

***************

Tenho o prazer de anunciar um novo livro, que não é sobre quadrinhos, mas sim uma breve história do Rock and Roll recontada a partir da perspectiva e da experiência dos fãs. Chama-se “A História do Mundo Segundo o Rock and Roll”, e está à venda nos sites do Clube de Autores agBook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s