O Amuleto Dá Sorte?

História do Pato Donald, de 1982.

Hoje vemos a turma de Patópolis todinha representada como crianças. Assim como também fez com a turma do Zé Carioca, papai busca, aqui, compor uma teoria das origens da profunda inimizade entre os primos Gastão e Donald e da disputa pelo amor da Margarida como algo que existe desde que eles eram pequenos.

donald-amuleto

Além disso, ele também explora o “fator sorte” do gastão (e consequentemente o “fator azar” do Donald, mais ou menos como o azar do Metralha 1313), buscando explicações para o fenômeno.

Há pessoas que simplesmente têm sorte. Para as outras, resta a crença em amuletos. O interessante é que a maioria dos amuletos mais populares que conhecemos são símbolos de um passado no qual a fecundidade dos animais e dos campos se traduzia em mais alimentos na mesa. Um exemplo disso é a pata de coelho, animal que se reproduz com rapidez e produz muitos filhotes. Essa abundância toda, em tempos de insegurança alimentar extrema, já era considerada uma grande sorte.

donald-amuleto1

O que vemos hoje é que o primeiro a convidar a Margarida para um passeio a dois é o Gastão. E é o Donald quem tenta tomar a menina do primo, depois de roubar o que ele pensa ser o amuleto da sorte do patinho sortudinho. Obviamente nada disso vai dar certo, em punição pela desonestidade do Donald. Mas aí fica a pergunta (sem querer colocar lenha na fogueira, mas já colocando): de quem, afinal, a Margarida é namorada, e quem é que está tentando roubar a garota de quem?

Por fim, temos a curiosidade do número de telefone que o Gastão anota na testa do Donald. Com apenas cinco algarismos, a exemplo de muitos dos números da época, ele difere em apenas um deles de nosso número de telefone da casa em Campinas. Nosso número era 84968. O da Margarida é 89968.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

A História dos Quadrinhos no Brasil, e-book de autoria de papai, pode ser encontrado na Amazon

***************

Se você gosta do que lê aqui, por favor considere comprar os livros. Se não puder (ou já tiver a sua cópia), e assim mesmo ainda quiser ajudar, considere fazer uma doação de qualquer valor à vaquinha deste blog. Obrigada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s