Tucânia Invade A Terra

História do Zé Carica, de 1979.

Este é um bom exemplo de como acontecia a colaboração e o “diálogo” criativo entre os vários artistas dos estúdios Disney na época áurea dos anos 1970/80.

Em 1973 o argumentista Oskar Kern criou os astronautas de Tucânia, um planeta onde todos são alienígenas “tucanóides”, ou seja, têm a aparência de tucanos. Esta história original é muito boa, mas é quase que somente uma grande “running gag” com o tema da localização do “botão de retorno”, um dispositivo de teletransporte localizado em algum lugar da roupa do astronauta.

Mas os personagens eram bons, realmente promissores, e o tema dos alienígenas e invasões da Terra era uma das especialidades de papai. Assim, anos depois ele teve a ideia de retrabalhar a história, adicionando às páginas todo o seu conhecimento sobre o tema.

Ele é fiel ao original do colega, mas consegue expandir, de um modo ou de outro, as noções introduzidas por ele. A nave especial que se desmaterializa automaticamente após “alguns segundos”, por exemplo, passa a desaparecer após “cinco segundos”, em uma referência à antiga série de ficção científica “Missão Impossível“.

zc-tucania

Para deixar as coisas mais interessantes, papai remove o botão de retorno (pois essa piada já havia sido explorada o suficiente) e coloca um super transmissor no lugar, para que os outros alienígenas no planeta natal possam acompanhar o que está acontecendo.

Além disso ele dá um motivo à invasão, que não havia na história de 1973: os alienígenas estariam fugindo de seu planeta por causa de uma grave e prolongada seca. A velocidade da viagem também é atualizada. Se antes durava alguns dias, agora são apenas alguns minutos.

O resto é composto pelo folclore habitual sobre visitantes do espaço, com a representação da vontade de papai de quem sabe um dia ver um pouso de uma de suas naves. Ele voltaria a esta noção em outras histórias sobre alienígenas. Nesta história a invasão da Terra finalmente acontece, e o Zé está lá para receber os novos habitantes de nosso planeta juntamente com seu amigo Nestor.

zc-tucania1

Interessante é o uso, por Oscar Kern, de nomes impronunciáveis para os alienígenas. Essa é uma noção com a qual papai já brincava nos anos 1960, em histórias como “Penso, Logo Existo”, já comentada aqui.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

A História dos Quadrinhos no Brasil, e-book de autoria de papai, pode ser encontrado na Amazon

***************

Se você gosta do que lê aqui, por favor considere comprar os livros. Se não puder (ou já tiver a sua cópia), e assim mesmo ainda quiser ajudar, considere fazer uma doação de qualquer valor à vaquinha deste blog. Obrigada.

Anúncios

3 opiniões sobre “Tucânia Invade A Terra

  1. Rapaz!!!! Só pela ilustração que vc postou, lembrei que já li esta historinha quando criança, só não lembro dos detalhes.
    Sabe em qual edição saiu, pra eu procurar em algum sebo? (se bem que acho difícil encontrar, mas…)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s