Pegamos o Pombo

História da Esquadrilha Abutre escrita no início de 1977 e publicada pela Editora Abril na revista Heróis da TV número 27 de agosto do mesmo ano.

As histórias desses personagens, como o Homem Pássaro, Tor e Fantasma do Espaço, por exemplo, precisavam seguir o mesmo estilo dos desenhos animados que passavam na TV na mesma época. Assim, muitos dos clichês e bordões usados nas animações aparecem também aqui, como a cena na qual o Dick Vigarista fala com o Comandante. Ela é uma cópia perfeita do que acontece na TV.

ea-pegamos1

É claro que, também por imposição dos donos do personagem (e não importa o que diz o título, ou qual seja o plano mirabolante da vez), o Pombo nunca poderá ser realmente pego em definitivo, o que acabaria com a razão de ser da série.

Mas papai também imprime à trama o seu próprio estilo, a começar com a primeira página, onde ele faz uma referência às histórias de guerra que escrevia nos anos 1960. Trata-se da colocação de uma metralhadora logo atrás das hélices, como era comum na época para essas aeronaves, e da pergunta de 100% das crianças que já viram uma engenhoca dessas: “por que as balas não atingem as hélices ao serem disparadas?”.

ea-pegamos

Por fim, temos também as falas ininteligíveis do Klunk, que papai associa um pouco com o idioma Alemão e com as falas do cientista maluco da Máquina Kar-Eta dos Irmãos Metralha. A primeira história da Máquina havia sido escrita no ano anterior a esta.

ea-pegamos2

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

A História dos Quadrinhos no Brasil, e-book de autoria de papai, pode ser encontrado na Amazon

 

Anúncios

2 opiniões sobre “Pegamos o Pombo

  1. O roteiro até seguia a risca, mas a paleta e os nomes dos personagens costumavam ser diferentes das dublagens e vice-versa, um exemplo são os personagens do Popeye que tiveram nomes diferentes ao longo dos anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s