Traje Esporte

Piada do Pateta, de 1974.

A questão hoje gira em torno de convenções de vestuário que eram muito comentadas naquela época. Essa é também uma questão de classes, já que trata de roupas a serem usadas em festas e outros encontros sociais. Quem é muito pobre faz festas onde o que se veste é o que se tem, mas à medida que passamos de uma classe social a outra, a pergunta sobre “o que vestir” para um evento vai ganhando mais e mais importância.

pateta-traje

Já se disse que “o hábito não faz o monge (mas faz parecer de longe)”. Em todo caso e apesar de nossos tempos bem mais descontraídos, os códigos de vestuário ainda são importantes, especialmente no ambiente de trabalho. Em países como a Inglaterra, por exemplo, onde a questão da vestimenta sempre foi de suma importância, já que é um forte indicativo da classe social à qual uma pessoa pertence, até hoje um candidato a um emprego mais prestigioso, como uma posição em um grande banco, pode ser preterido já na entrevista de admissão somente pela cor de seus sapatos (uma dica: use preto, sempre, e não se esqueça que sapatos marrons são inaceitáveis), ou se o entrevistador notar que o candidato não está se sentindo confortável dentro de um terno mais formal.

De fato, muita gente ainda tem dificuldade em diferenciar entre as várias modalidades de vestimenta, de “esporte” a “gala”. E não, como o Pateta logo descobrirá, um uniforme de basquete, ou até mesmo futebol, não se qualifica como “traje esporte” para se ir a uma festa, por mais despretensiosa que ela seja.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

A História dos Quadrinhos no Brasil, e-book de autoria de papai, pode ser encontrado na Amazon 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s