A Verdurite Aguda

História do Lobão, de 1973.

Este personagem mau e seu filho bonzinho estão sempre em um conflito velado que se expressa em seus hábitos e preferências. Mas mesmo tendo personalidades opostas, os dois não podem realmente brigar e se desentender de forma definitiva, por causa do código de ética Disney que protege sua condição de “família” até às últimas consequências.

Enquanto o Lobinho prefere uma dieta vegetariana, coisa incomum para um lobo, o Lobão não se conforma com a situação e deseja comer costeletas de porco. Para tentar conseguir o que quer ele até mesmo fingirá uma doença e recrutará um velho amigo dos temos de escola, este tão mau quanto ele, para ajudá-lo.

“Verdurite”, no entender do Lobão, seria um mal súbito que acomete seres carnívoros que se alimentam somente de verduras, e em especial de sopa de lentilhas com cenoura, que parece ser tudo o que o Lobinho sabe cozinhar. O sufixo “ite”, em medicina, é uma referência a doenças agudas e passageiras, como uma inflamação, por exemplo. Portanto, o uso que pepei faz dele para sua doença inventada está correto.

O “colega” do Lobão, de nome Lobório, é invenção de papai. Ele não aparece em nenhuma outra história, nem anterior nem posterior. Mas, apesar de tudo, é óbvio que o plano não pode dar certo. Isso o leitor já sabe. O interessante, como sempre, será ver exatamente como.

lobao-verdurite

As histórias destes dois personagens são uma reflexão sobre os laços que unem pais e filhos, e uma exortação à tolerância e à coexistência entre as pessoas, por mais diferentes que elas possam ser umas das outras. No conceito Disney de ser, o ser humano ideal é aquele que controla seus impulsos e vive uma vida regrada e harmoniosa, evitando a violência a qualquer custo, mesmo que isso signifique ir contra sua própria natureza de “predador”.

****************

Já leste o meu livro? Quem ainda não leu está convidado a conhecer minha biografia de papai, à sua espera nas melhores livrarias: Marsupial – Comix – Cultura – Monkix 

A História dos Quadrinhos no Brasil, e-book de autoria de papai, pode ser encontrado na Amazon 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s